segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Santo regressa cem anos depois

No dia dois de Setembro, foi benzida a capela mortuária de S. Pantaleão, na freguesia da Balança. A cerimónia organizada pela Junta de Freguesia iniciou-se às quinze horas e contou com a celebração de uma eucaristia em honra de S. Pantaleão e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal e com muito povo das freguesias vizinhas que não quis ficar indiferente à bênção desta capela e do santo. Ao longo do dia houve música de altifalante, bailarico e assistiu-se à actuação de um cantor que a solo animou a festa. Neste dia, a festa foi encerrada com uma cascata de fogo preso.
Na “Quinta da Eira”, no lugar de S. Pantaleão, há cerca de cem anos atrás, existiu a Capela de S. Pantaleão. A proprietária da referida capela, a Saraiva, demoliu-a e vendeu a retalho as pedras. O santo teve melhor sorte porque foi vendido para a cidade do Porto.
O desejo de se construir a capelinha de S. Pantaleão era uma aspiração antiga dos moradores deste lugar da Freguesia da Balança, mas foi há doze anos atrás que esta ideia começou a ter “pernas para andar” com a eleição da Junta de Freguesia actual. Satisfazendo o desejo dos moradores, a Junta começou por escolher o local para edificar a capela mortuária tendo solicitado para esse efeito apoio à Câmara Municipal.
Em Dezembro de 2006, iniciou-se no centro do lugar, finalmente, a construção desta capela feita em parceria com a Autarquia. A Câmara forneceu todos os materiais necessários à construção e a Junta de Freguesia suportou os custos da mão-de-obra.
Cem anos depois, a imagem do santo que custou cerca de mil euros e foi adquirida com donativos angariados por uma comissão, regressou ao Lugar de S. Pantaleão, passando a ser este o único santo com este nome existente no distrito de Braga.
Publicado no jornal o "Geresão" em 20 de Setembro de 2007

Sem comentários: