segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Terras de Bouro acolhe V Feira-Mostra

A Câmara Municipal realizou a V Feira-Mostra, “S. Martinho nas Terras do Gerês”, nos dias 11, 12 e 13 de Novembro. A Praça de Espectáculos, na Vila de Terras de Bouro, foi o lugar escolhido para receber este evento. A sessão de abertura decorreu no dia 11 pelas dezassete horas e foi feita pelo Presidente da Câmara, António Afonso, que destacou a importância desta iniciativa para a promoção de “produtos inquestionavelmente genuínos e autênticos” do nosso concelho. À noite, o Grupo de Concertinas do Vale do Homem e o debulhar das espigas foram as principais atracções.
No dia 12, os escuteiros de Moimenta, Chorense e da Portela do Vade dinamizaram jogos de animação infantil. À noite, no Encontro de Tunas Universitárias, estiveram no palco a tuna do ESAD (Escola Superior de Arte e Design do Porto), da Escola Superior de Viana do Castelo, da Faculdade de Filosofia de Braga e a “Caricatuna” (do ISAVE da Póvoa de Lanhoso) tendo esta última colaborado na organização deste encontro. Infelizmente, o frio fez com que a Praça de Espectáculos estivesse praticamente vazia.
Na manhã do dia 13, os lavradores do nosso concelho expuseram animais bovinos autóctones e garranos. Logo após o almoço, o desfile de uma junta de bovinos possibilitou às nossas crianças o passeio de carro de bois. Também houve para os mais pequenos passeio de charrete puxada por um pónei.
A Banda de Carvalheira tocou e encantou apesar do frio. Depois, foi a vez de estar no palco o Rancho Folclórico de Paradela (Valdozende) que recreou, e bem, as nossas cantigas e danças tradicionais.
Para o ano, se S. Pedro nos quiser ajudar dando-nos o Verão de S. Martinho, não teremos de comer a castanha da padaria e quem sabe se possa realizar o passeio equestre e, também, possamos assistir aos jogos tradicionais. Contudo, a organização esteve à altura desta feira, mas o frio e a chuva são imponderáveis que ninguém pode contrariar.
Esta exposição e venda de produtos do concelho e de outras regiões trouxe, à nossa Vila de Terras de Bouro, muitos forasteiros que puderam visitar dezenas de stands onde estavam expostos produtos artesanais, agrícolas, regionais e biológicos. Para além das quadras, lendas e provérbios de S. Martinho, também foi possível assistir ao vivo ao ciclo do pão e ao ciclo do linho.
Nos anos anteriores, os stands deste certame foram colocados ao longo da Avenida Paulo Marcelino e também em frente aos paços do concelho. Relativamente à localização desta V Feira-Mostra as opiniões dividem-se: uns aprovam-na e outros não. As vozes mais discordantes foram as dos donos dos cafés e restaurantes que acusaram a Câmara de autismo. As vozes discordantes afirmaram que não compreendem os gastos feitos com a iluminação, na Avenida Paulo Marcelino, considerando-os um despesismo desnecessário porque não foram lá instalados os stands desta feira. Exigem ser ouvidos na localização dos eventos, para que de facto se promova também a indústria de restauração fundamental para o desenvolvimento do concelho.
Entretanto, esperemos por melhores dias e também pela próxima Feira-Mostra para que as caixas registadoras não fiquem tão vazias.
Publicado no jornal o "Geresão" em 20 de Novembro de 2005.

Sem comentários: