segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Via Intermunicipal Homem-Lima

A primeira fase do projecto da Via Intermunicipal Homem-Lima iniciou-se, no dia dois de Março, com o lançamento da primeira pedra, na freguesia de Moimenta. António Afonso, Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro e, José Manuel Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, consideram esta infra-estrutura fundamental para ambos os concelhos, na medida em que contribuirá para fixar a população contrariando deste modo o êxodo rural.
Em 2007, a partir do Verão, quando estiver concluída a nova ponte sobre o rio Homem, diminuir-se-á, consideravelmente, a distância-tempo entre os concelhos de Terras de Bouro e de Vila Verde. É, sem dúvida, um passo de gigante, principalmente para o nosso concelho!
A nova ponte de Pesqueiras, bem como os acessos à Estrada Nacional 205-3 (Terras de Bouro) e à Estrada Municipal 531 (Vila Verde), correspondem à primeira fase da Via Intermunicipal e custarão 2.439.628,00 euros mais IVA.
Lamentavelmente, a Via Intermunicipal Homem-Lima não foi assumida pelo Governo, através da sua inclusão no PIDDAC. É caso para dizer que “os senhores de Lisboa” querem que os concelhos do interior, como o de Terras de Bouro, morram aos poucos. Que “grande lata” quando nos vêm falar de Regionalização e do combate às assimetrias regionais! Pura demagogia política!
Terras de Bouro continuará na periferia do distrito de Braga, mas com as novas pontes, indubitavelmente, que ficará menos isolado. A ponte que nascerá em Pesqueiras e a ponte de Souto dar-nos-ão outro tipo de alento e trazem-nos uma nova esperança. No futuro, que desejo próximo, quando estiver concluída a Via Intermunicipal Homem-Lima já não estaremos, obviamente, tão longe das grandes vias de comunicação. Este encurtar de distâncias de distâncias é indispensável para o nosso desenvolvimento. Nós terrabourenses sabemos que devido, principalmente, a factores naturais nunca conseguiremos atingir o crescimento dos concelhos vizinhos, contudo, não nos furtaremos a esforços para que o nosso concelho progrida. Salvaguardaremos sempre um desenvolvimento feito de forma estruturada e bem pensada para que Terras de Bouro cresça de forma sustentada.
Quando afirmam que Terras de Bouro tem potencialidades imensas, isso já nós o sabemos há muito tempo!
Hoje, o que exigimos é que o Governo contemple com verbas do PIDDAC a segunda fase da Via Intermunicipal, entre a estrada Municipal 531 e a Estrada Nacional 101, na Portela do Vade. Se o fizer, como manda o bom senso, a Câmara Municipal de Vila Verde ficará mais aliviada e nós, terrabourenses, melhoraremos, definitivamente, as nossas acessibilidades.
Publicado no jornal o "Geresão" em 20 de Março de 2006.

Sem comentários: