quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Agrupamento de Escolas Vale do Homem inaugura Biblioteca

Hoje, dia 25, o Agrupamento de Escolas Vale do Homem inaugurou a Biblioteca do seu Centro Escolar.
Esta cerimónia teve lugar no anfiteatro da escola sede e contou, entre outras individualidades, com a presença do Dr. João Sérgio, Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas do Alto Cávado, do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel Viana.
Depois da cerimónia de boas-vindas, as crianças do Jardim de Moimenta apresentaram o “Feitiço da Birra” e o “Nabo Gigante”. Em seguida, os alunos dos 1.º e 2.º anos apresentaram a actividade cénica “Viaja Seguro”, os alunos do 3.º ano declamaram “O Segredo dos Brinquedos” e, finalmente, os alunos do 4.º ano dramatizaram “As Palavras Voadoras”.
Posteriormente, visitou-se a Biblioteca e visionaram-se, no Centro Escolar, muitos trabalhos feitos pelos alunos.
Esta cerimónia onde todos os intervenientes tiveram uma excelente prestação, principalmente os mais pequeninos que foram as estrelas da tarde, encerrou com um lanche convívio servido pelos alunos do Curso Profissional de Restauração – Cozinha e Pastelaria.
Felicito o meu amigo Óscar Rodrigues, Director do Agrupamento de Escolas do Vale do Homem, pela belíssima cerimónia com que nos presenteou.
Um grande bem haja!
Desdobrável distribuído aos convidados.


Terras de Bouro: Centro Escolar inaugura biblioteca

Ontem foi dia de festa no novo Centro Escolar de Terras de Bouro com a inauguração da respectiva biblioteca escolar. São cerca de 2 300 livros, CD e DVD que estão, agora, à disposição dos alunos e dos professores, tudo para “complementar e enriquecer a educação”, assim explicou Óscar Rodrigues, responsável pelo Agrupamento do Vale do Homem.
“As bibliotecas já não são espaços fechados como antigamente, em que nem sequer se podia tocar nos armários. Hoje em dia, a biblioteca é um espaço totalmente diferente, com computadores, Internet, jogos, revistas e onde se fazem leituras e dramatizações também”, assinalou Óscar Rodrigues.
Para o responsável é importante que, acima de tudo, “os alunos aprendam a saber interpretar”.
Uma grande parte das obras - muitas de literatura infanto-juvenil - dispostas no novo espaço foi adquirida, no âmbito da Rede de Bibliotecas Escolares, suportada pelo Ministério da Educação.
Um investimento global de 12 mil euros, sendo que 10 mil foram financiados por aquela rede de bibliotecas, além de algum fundo de maneio da escola e do apoio da Câmara Municipal de Terras d e Bouro.
Além dos livros, CD e DVD, a biblioteca do Centro Escolar de Terras de Bouro está, ainda, apetrechada com um televisor e seis computadores ligados à Internet para serem utilizados pelos alunos que usufruírem do espaço.
Na cerimónia de inauguração do novo equipamento escolar estiveram presentes, além do responsável do Agrupamento do Vale do Homem, Joaquim Cracel, o presidente da autarquia terrabourense e João Rodrigues, da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN).
“Para um local onde não existe uma biblioteca pública, as bibliotecas escolares adquirem uma maior importância para que as crianças sintam atracção pelos livros”, referiu o autarca, garantindo continuar a apoiar o projecto.
João Rodrigues, da DREN, referiu, a propósito, que “a maior parte do trabalho está feito ao nível do hardware”, indicando que “agora é momento de investir no software da educação”.
Disse, ainda, que o concelho de Terras de Bouro, pelo decréscimo de população, tem ficado no fim da lista das prioridades, salientando que o recém-inaugurado Centro Escolar de Terras de Bouro veio colmatar a lacuna.

Marta Caldeira, texto publicado, no dia 26 de Fevereiro, no jornal o Correio do Minho

Sem comentários: