quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A Banda de Carvalheira

A Banda Musical de Carvalheira teve a sua origem numa Tuna ou Orquestrado Capela organizada pelo Padre António José Correia, no ano de 1839, na Casa do Tomé, no lugar de Envedeiros, freguesia de São Paio de Carvalheira, concelho de Terras de Bouro, e, ao longo dos seus cento e sessenta e sete anos de vida, nunca interrompeu a sua actividade musical, tendo solenizado inúmeros actos religiosos e animado arraiais, festas e romarias em muitas centenas de aldeias, vilas e cidades espalhadas pelo Alto e Baixo Minho, Douro Litoral, Trás os Montes, Beira Baixa, Porto Santo (Madeira), Galiza (Espanha) e Auvergne (França); tendo ainda participado em inúmeras Recepcões Oficiais a Entidades Civis, Militares e Religiosas nas suas visitas à freguesia de Carvalheira e ao Concelho de Terras de Bouro.
Durante os primeiros anos de existência, este agrupamento musical era conhecido por Orquestra ou Música do Padre do Tomé. Aí por cerca de 1865/66, passou a usar o nome de Música de Carvalheira. Anos mais tarde, passa a denominar-se Banda de Música de Carvalheira e, com a oficialização dos seus Estatutos, por Escritura Pública lavrada no Cartório Notarial de Terras de Bouro, em 2 de Janeiro de 1989, e publicados no Diário da República, 3ª Série, Nº 65, de 18 de Março dc 1989, adopta o nome de Banda Musical de Carvalheira, que mantém.
Actualmente, a Banda é composta por cerca de cinco dezenas de músicos amadores, com idades entre os dez e os oitenta e três anos e encontra-se filiada na Federação de Bandas Filarmónicas do Minho, da qual foi fundadora.
O arquivo musical da Banda, sob a responsabilidade do director artístico, encontra-se devidamente inventariado, ordenado, registado e acautelado e é constituído, actualmente, por quinhentas a sessenta e quatro obras musicais dos mais variados estilos. (…)

Texto de: filarmonicasdominho.com/

Sem comentários: