terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Rei D. Manuel I atribui carta de foral a Terras de Bouro

De acordo com António Afonso, ex -presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, o nosso concelho, e passo a citar: “teve, ao longo da sua história, vários acontecimentos cuja data mereciam um destaque especial, nomeadamente o dia 13 de Janeiro, data da restauração do concelho e que, no final do século XIX e princípio do século XX, já foi feriado municipal.
Com as alterações político-administrativas da primeira metade do século XX, o feriado deixou de se comemorar, sendo fixado, após o 25 de Abril, no dia 24 de Junho por ser esse o feriado municipal. Todavia, historicamente, este dia não tem qualquer relevância para os terrabourenses. Faria mais sentido o dia de S. Brás, padroeiro das festas concelhias, o dia de Santo André, orago da freguesia de Moimenta, sede do município, ou o dia de S. Bento da Porta Aberta.
Há, todavia, uma data que marca o início de Terras de Bouro como concelho. O dia da atribuição, pelo rei D. Manuel I, da Carta de Foral à «Terra de Boyro», como então se chamava esta região, o dia 20 de Outubro de 1514, o qual mereceu a concordância unânime para ser instituído como feriado municipal. Ora, no ano de 2014, comemorar-se-ão os quinhentos anos da fundação do concelho, os quatrocentos anos da construção da ermida dedicada a S. Bento, que ainda não era da «Porta Aberta», em Rio Caldo, e os cinquenta anos da proclamação de S. Bento como «Padroeiro Principal da Europa» pelo Santo Padre Paulo VI. Pensamos que, nessa data, Terras de Bouro deve organizar umas comemorações à altura das circunstâncias.
Administrativamente, só a partir de 1855 é que Terras de Bouro passou a integrar as actuais dezassete freguesias. Anteriormente, estas freguesias estavam divididas pelos concelhos de Ribeira de Soás, Vila Garcia e Terras de Bouro e pelos coutos de Bouro, Cibões, Souto e Valdreu.”

Sem comentários: