domingo, 7 de março de 2010

Autarquia de Terras de Bouro mobilizada para limpar lixeiras

No dia 20 de Março, pelas 9h00, a Autarquia de Terras de
Bouro propõe-se limpar, o “Trilho dos Miradouros”, com início no Gerês.
Vale do Homem mobilizado para limpar lixeiras

Autarquias de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde aderem ao projecto Limpar Portugal
«O projecto Limpar Portugal está a trabalhar em pleno no Vale do Homem. Os três concelhos deste vale minhoto aderiram já à iniciativa que promete acabar com milhares de lixeiras espalhadas um pouco por todo o país. A grande operação de limpeza está marcada para o próximo dia 20, envolvendo as autarquias de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde.
O projecto ‘Limpar Portugal’ é um movimento cívico que conta com dezenas de milhares de voluntários. Tem como objectivo juntar o maior número possível de voluntários e parceiros para que, dia 20 de Março de 2010, com todos os esforços reunidos, as florestas portuguesas sejam limpas.
O projecto está aberto a parcerias com instituições e empresas e a Câmara Municipal de Amares já assegurou o seu apoio. Para isso, o município vai disponibilizar material apropriado, recursos e todos os meios necessários para a recolha e transporte do lixo.
Já o município de Terras de Bouro promove, no dia 20 de Março, pelas 9h00, o ‘Trilho dos Miradouros’, com início na vila do Gerês. Além de dar a conhecer as potencialidades naturais e culturais inerentes ao percurso, é objectivo da autarquia “limpar e identificar as zonas mais problemáticas, no que diz respeito à existência de lixo”. Os interessados em participar poderão aceder a www.visitgeres.com e fazer a sua inscrição. Além disso, quem pretenda fazer parte desta iniciativa, na sua localidade/região ou fazer parte de um outro grupo, poderá aceder a http://www.limparportugal.org/ e registar-se.
Também a Autoridade Nacional de Protecção Civil se associou, recentemente, a esta iniciativa, promovendo a sua divulgação, nomeadamente junto das Associações Humanitárias e Corpos de Bombeiros de todo o país. Os corpos de bombeiros interessados em participar poderão registar-se no já no domínio da organização desta iniciativa.
Por seu turno, o município de Vila Verde já havia aderido à campanha ‘Mãos à Obra – Vamos Limpar Portugal’. No âmbito de um ‘Protocolo de Parceria’, a autarquia assume compromisso para a cedência de equipamentos, meios e serviços para levar a cabo esta “nobre tarefa cívica de defesa do meio ambiente”.
Em reunião com os responsáveis locais do projecto, o presidente da Câmara de Vila Verde congratulou-se com a iniciativa, “não só por ter saído da sociedade civil, mas por ter inerente uma causa que o Município de Vila Verde já ‘abraçou’ há já alguns anos”. António Vilela sublinhou as campanhas ‘Vila Verde + limpo’ e ‘Vila Verde cada vez + limpo’, entre outras acções de sensibilização e promoção de práticas de defesa do meio ambiente.
“Sabemos que acções deste género, por muito boas intenções e empenhos que encerram, não têm os efeitos desejados se não contarem com o envolvimento de todos”, sublinhou António Vilela.»


Fonte: Jornal “Terras do Homem” - Autor: Terraimagem, em 2010/03/04

Sem comentários: