quarta-feira, 31 de março de 2010

Gondoriz, uma das 17 freguesias do concelho de Terras de Bouro

Com Brufe e Cibões, Gondoriz fecha a trilogia que formou o minúsculo concelho de Vila Garcia, há muito extinto e que de facto, pelas suas características, tanto se diferenciam de todas as outras freguesias que fazem parte integrante do concelho de Terras de Bouro.
O termo Gondoriz terá sido derivada da palavra visigótica Gundericus, do seu genitivo, possivelmente de alguém importante do povo Godo que ali fora seu chefe, antes da romanização.
Contexto Histórico-cultural: Gondoriz situa-se na margem direita do Rio Homem e faz parte da trilogia que formou o extinto concelho de Vila Garcia, em conjunto com as freguesias de Brufe e de Cibões.
A Matriz, com orago de S. Mamede, possui um altar-mor com reminiscências de estilo da renascença e nela há a uma capela consagrada a N.ª Senhora dos Remédios, reedificada em 1882. Apresenta um conjunto de capelas, distribuídas pelos lugares de Refonteira, S. João Baptista, de Bustelo, Santo Amaro e no lugar de Guardenha, S. Miguel do Anjo, sendo esta última uma ermida particular, inserida na casa, denominada “Torre da Gardenha”.


Lugares da Freguesia: Antas, Bouças, Bustelo, cabaninhas, Castanheira, Guardenha, Igreja, Novo, Mesquita e Refonteira.
População Residente: 333 habitantes.
Colectividades: Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Gondoriz, Conselho Directivo do Baldio de Antas e Mesquita e Junta de Freguesia.
Festas e Romarias: Santo Amaro (15 de Janeiro), S. João (24 de Junho), S. Mamede (Agosto) e S. Miguel-o-Anjo (Setembro).
Património Histórico-cultural: Capelas e outros nichos de cariz religioso.
Actividades económicas: Agro-pecuária, construção civil, comércio, artesanato com os tradicionais cruchos.

Fonte: Câmara Municipal e Lopes de Oliveira

Sem comentários: