quarta-feira, 17 de março de 2010

Declaração do Lindoso defende o Parque Gerês/Xurês

Hoje, a Declaração de Lindoso, assinada ontem na Porta do Parque Nacional Peneda Gerês/Xurês, em Ponte da Barca, é notícia nos jornais “Correio do Minho” e “Diário do Minho”.
Eis as notícias.

Gerês/Xuréz: municípios concertam programa de nível transfronteiriço
«Dotar o parque e os concelhos que o compõem de condições de acolhimento para o turismo sustentável, lançar um plano de marketing territorial que posicione o Parque “no seu lugar de excelência” a nível dos dois países e um programa de acção para empresas que valorizem os recursos endógenos do Parque são as prioridades da declaração “Lindoso — Princípios, Políticas e Práticas para a Valorização do Parque Internacional do Gerês-Xurés”, ontem assinada na Porta do Lindoso.
O documento foi rubricado por autarcas portugueses e espanhóis dos municípios que estão integrados naquela área protegida: Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, e Terras de Bouro, e os alcaides dos concelhos de Calvos de Radín, Entrimo, Lobeira, Lobios, Muiños e Porqueira.
Candidatura ao programa Interreg
Vassalo Abreu, o autarca de Ponte da Barca , que falava na qualidade de anfitrião, foi breve na introdução da sessão, comparando este território natural a uma jóia que tem sido escondida. “Mas não temos de a esconder”, acentuou, passando a palavra ao presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo, que é também vice-presidente da Comunidade Intermunicipal Minho Lima.
Este responsável, após elencar as prioridades previstas pelo documento para uma estratégia concertada pelos municípios minhotos e galegos, destacou a intenção de se promover “cada vez mais uma cooperação transfronteiriça” no turismo, no plano de marketing territorial e no empreendedorismo verde, os chamados eco negócios.
O secretário executivo da CIM Minho, Juvenal Peneda, revelou que no seguimento da assinatura desta declaração vai ser formulada uma candidatura ao programa comunitário para acções transfronteiriças, Interreg.»
Texto de Rui Serapicos, publicado no jornal “Correio do Minho” em 17-03-2010

Sem comentários: