quinta-feira, 18 de março de 2010

O lobo no Parque Internacional Gerês-Xurés

O lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie do lobo-cinzento que ocorre na Península Ibérica. Outrora muito abundante, sua população actual deve rondar os 2000 indivíduos, dos quais cerca de 300 habitam a região norte de Portugal. A subespécie foi descrita pelo cientista espanhol Ángel Cabrera em 1907.Comprimento da cabeça e corpo de 105 a 135 cm, cauda com cerca de 30-40 cm, a altura do dorso chega aos 70 ou 80 centímetros. Pesa por volta dos 25-50 Kg chegando aos 60 Kg nos machos adultos.



O lobo no Parque Internacional Gerês-xurés: situação populacional, aspectos ecológicos e perspectivas de conservação é um trabalho de 17 páginas que aconselho a sua leitura. Transcrevo o resumo e uma parte da introdução deste excelente trabalho.
«O presente trabalho apresenta dados obtidos entre 1994 e 1996, no Parque Internacional Gerês-Xurés e na sua área de influência, num total de cerca de 2.000 Km2. Na área de estudo foi detectada a existência de 12 alcateias estáveis e uma densidade de 3,7 lobos/100 Km2, no Outono. O lobo baseia a sua alimentação em ungulados domésticos, principalmente caprinos (F.O.=37%) e equinos (pastoreados em regime de liberdade) (F.O.=28%). Uma das principais ameaças à sobrevivência do lobo nesta área é a perseguição directa e ilegal movida pelo Homem, principalmente através do tiro, e motivada por questões económicas e sociais. Com o objectivo de compreender as razões e consequências deste conflito, recolheram-se informações de habitantes adultos e crianças, em duas aldeias da área de estudo, de forma a caracterizar aquilo que pensavam sobre o lobo. Os resultados obtidos deixaram clara a necessidade de sensibilizar as crianças, manifestando as que habitam em áreas onde os ataques de lobos são menos frequentes, uma maior abertura a novos conceitos e maior propensão a alterar as suas opiniões.
INTRODUÇÃO
O lobo-ibérico (Canis lupus signatus Cabrera, 1907) é um carnívoro que durante o último século sofreu uma acentuada regressão na Península Ibérica, tornandose extinto em vastas regiões, principalmente devido à excessiva humanização (Grande del Brío 1984, Petrucci-Fonseca 1990). Com efeito, sendo um grande predador, o lobo necessita, para sobreviver, de grandes áreas com alimento e abrigo suficiente (Mech 1970)…»


Para ler o documento original clique AQUI.

Sem comentários: