quinta-feira, 18 de março de 2010

Parque Transfronteiriço do Gerês/Xurés: Declaração de Lindoso


«Os Presidentes dos municípios do Parque Transfronteiriço do Gerês/Xurés, enquanto representantes legítimos das populações que habitam no território da área do Parque, procederam hoje, na Porta do Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Lindoso - Ponte da Barca, à assinatura da declaração "LINDOSO - Princípios, Políticas e Práticas para a Valorização do Parque Internacional do Gerês-Xurés".
Esta declaração pretende, entre outras questões, que os municípios do Parque Transfronteiriço do Gerês/Xurés criem planos que garantam o crescimento e a sustentabilidade do referido Parque, bem como uma plataforma de entendimento político no seio da qual se articulem agendas, prioridades e planos que tenham como objectivo principal o desenvolvimento sustentável da área do mesmo e das respectivas comunidades locais e regionais.
Na ocasião, o autarca barquense, Vassalo Abreu, que foi o anfitrião desta cerimónia, referiu que estes municípios, “têm interesses comuns", dada a sua situação geográfica no Parque, acrescentando ainda que o documento agora assinado “é o início do estabelecimento de uma cooperação que vai no sentido de, em conjugação de esforços, potenciar o desenvolvimento de projectos na área deste território natural, e, consequentemente, o seu crescimento”.
O desígnio rubricado tem por base o lançamento de um conjunto de acções para os próximos três anos, que assenta em três prioridades: primeira, dotar o Parque e os concelhos que o compõe de condições de acolhimento para o turismo sustentável; segunda, lançar um plano de marketing territorial que posicione o Parque no seu lugar de excelência a nível dos dois países, criando condições para a sua promoção e divulgação, e por último, lançar um programa de acção para as empresas que valorizem os recursos endógenos do Parque. Este programa de acção será articulado com os demais intervenientes locais na gestão dos recursos do Parque Transfronteiriço do Gerês/Xurés.
Parque Transfronteiriço do Gerês/Xurés
O Parque Transfronteiriço do Gerês/Xurés foi criado em 1997, entre o Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Portugal, e do Xurés/Baixo Límia, na Galiza, Espanha, "para fomentar o estabelecimento de normas e medidas similares ou complementares para a defesa, preservação e conservação dos valores naturais de ambos os parques". Esta área encontra-se classificada como Parque Natural Baixa Límia – Serra do Xurés (Espanha) e Parque Nacional da Peneda-Gerês (Portugal).
O Parque do Xurés juntamente com o Parque Nacional da Peneda-Gerês constituem a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês/Xurés, aprovada em 26 Maio de 2008 pelo Conselho Internacional de Coordenação do Programa da Unesco sobre o Homem e a Biosfera e que a UNESCO justifica a aprovação como reserva mundial da bioesfera do Parque Transfronteiriço Luso-Galaico Gerês/Xurés pelas suas riquezas florestais, pela importância dos ecossistemas e pelo alto nível de espécies endémicas que se desenvolveram sobre influência dos climas Oceânico e Mediterrânico.
O Parque Internacional actua especialmente nas zonas definidas pelos Planos de Ordenamento como sendo de "Ambiente Natural" e "Reserva" ou "Protecção Especial", na linha da fronteira.»

Fonte: Câmara Municipal de Ponte da Barca

Sem comentários: