segunda-feira, 29 de março de 2010

Procissão de Ramos na Vila de Terras de Bouro

A procissão do Domingo de Ramos é uma tradição católica que surgiu depois de um grupo de cristãos da Etéria ter feito uma peregrinação a Jerusalém e, ao retornar, procedeu na sua região da mesma forma que havia feito nos lugares santos, lembrando os momentos da Semana Santa.
Aqui, na Vila de Terras de Bouro, pelas 10h30 também se celebrou esta festa litúrgica. As cerimónias do Domingo de Ramos iniciaram-se nos Bombeiros com uma procissão que se dirigiu para a igreja.
O que é o Domingo de Ramos?
O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos. Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hossana ao Filho de David!"



Sem comentários: