domingo, 7 de março de 2010

Terras de Bouro recebe alguma coisa do PIDDAC

Vale do Homem sai arrasado no plano de investimentos do Governo
Só Terras de Bouro recebe qualquer coisa do PIDDAC. Amares e Vila Verde levam zero.

«Os concelhos do Vale do Homem vão receber uns míseros 175 mil euros ao abrigo do plano de Investimentos do PIDDAC de 2010. Só concelho de Terras de Bouro teve direito a uma pequena verba, enquanto que Amares e Vila Verde se ficam, simplesmente, por zero de investimento previsto da Administração Central. Não há memória de uma quebra tão grande ao nível da atribuição de fundos do Estado para esta região.
Resta procurar financiamentos ao abrigo de outros programas estatais previstos nas rubricas do Orçamentos de Estado, que o governo socialista deve aprovar na Assembleia da República com o apoio tácito do PSD e do CDS, através da abstenção.
No entanto, face às imposições dos mercados internacionais para o aperto das contas públicas, que em 2009 atingiram um défice bombástico de 9,3%, não haverá muita margem de manobra para capitalizar investimentos.
O Plano de Investimentos e Despesas para o Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) regista uma quebra significativa para o distrito de Braga e também para Viana do Castelo, duas regiões consideradas com o rendimento per capita claramente inferior à média nacional. Lisboa, cujo rendimento per capita é superior à média nacional, acaba por voltar a receber a maior fatia do bolo financeiro (com mais de 327 milhões de euros). O segundo distrito do ranking é o Porto, com mais de 55 milhões de euros – ou seja, a uma distância enorme de Lisboa.
De acordo com o documento de contas do Estado que reserva 1,5 mil milhões de euros para aplicar em projectos que abrangem vários distritos, Braga receberá em 2010 quase 31,5 milhões de euros, quedando-se pela sétima posição na lista dos distritos. Em relação ao ano passado, vai receber menos 68.688.507 euros.
No interior do distrito, Amares e Vila Verde são acompanhados por Póvoa de Lanhoso, a quem o Governo conseguiu a proeza de, pelo segundo ano consecutivo, não atribuir qualquer verba ao abrigo do PIDDAC.»



Fonte: Jornal “Terras do Homem” - Autor: Terraimagem, em 2010/02/04

Sem comentários: