terça-feira, 20 de abril de 2010

Terras de Bouro: Termas de Moimenta

Indicações: Doenças de pele e fígado
Natureza: Sulfúrea sódica de pH 9 (alcalina)
Alvará de concessão: Licença de 20-2-2002.
Área de Protecção: 9923m2

Em 1998, a família Gomes Martins adquiriu este terreno rural nas Pesqueiras, onde se encontrava uma pequena emergência de água mineral. Em 2001 as análises feitas à água pelo Instituto Ricardo Jorge, no Porto, revelaram as potencialidades hidromedicinais desta água sulfúrea sódica, com um alto valor de alcalinidade (pH 9), “uma composição química muito semelhante às Caldas da Saúde, só que muito mais alcalinas”.
Iniciaram de seguida os estudos e prospecções para a exploração da água, e todo o longo processo burocrático para a futura concretização de uma exploração termal, onde contam com o apoio do geólogo Alberto Lima, da Universidade do Minho.
“Foi o próprio director do IGM que nos deu os parabéns e nos incentivou a ir para a frente com todo este processo, pois a água tinha muitas qualidades. Mas é preciso coragem, é tanta a burocracia, que às vezes dá vontade de desistir.”
Ao mesmo tempo, o furo artesiano veio comprovar a existência de um caudal susceptível de exploração termal: “No furo conseguimos uma temperatura superior à da nascente, e ele ainda não está totalmente isolado, ainda tem infiltrações de lençóis freáticos, quando estiver isolado esperamos ter água a temperatura de 28 a 30º “
O processo burocrático começou pela desanexação dos terrenos da reserva agrícola, condição mínima para se poder construir no local um estabelecimento termal. Actualmente o processo encontra-se na fase de análises mensais da água durante um ano, a fim de confirmar a sua constância química e mineralógica, passo exigido pela Direcção Geral de Saúde, com o objectivo de definir as suas qualidades terapêuticas.
“Depois disto tudo, vamos formar uma empresa dedicada à exploração de um hotel rural com termas”.

Família Gomes Martins

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde gostava de informá-lo que as águas das termas da Moimenta são Sulfúreas bicarbonatadas sódicas e são destinadas a problemas de pele, vias respiratórias e doenças reumáticas por esse motivo gostaria que rectifica-se os seus comentários que podem induzir a enganos.

Anónimo disse...

esqueci-me de informar que o alvará de concessão é de 10 de Dezembro de 2007 e não de 2002

Terras de Bouro disse...

Não fiz nenhum comentário, apenas me limitei a divulgar o que se encontra na página http://www.aguas.ics.ul.pt/braga_pesqueira.html que diz e, passo a citar:
“Indicações
Doenças de pele e fígado
Tratamentos/caracterização de utentes
Trata-se de uma exploração em fase de apreciação pelo IGM / DGS
Alvará de concessão
Licença de 20-2-2002. Área de Protecção: 9923m2”.
O que deverá ser actualizado de imediato é o site http://www.aguas.ics.ul.pt/braga_pesqueira.html porque está a induzir em erro quem procura informação sobre as águas termais de Pesqueiras.
Já agora, o site está muito pobrezinho o que não ajuda nada a divulgar as Águas Termais de Pesqueiras, até dando uma má imagem.
Tanto eu como, como todos os terrabourenses, queremos o sucesso deste novo empreendimento.
José Guimarães Antunes

Unknown disse...

Boa tarde

Ouvi falar destas termas e como sou psoriático gostaria saber ou ver publicadas as condições para a sua frequência como alojamento e/ou preços .

Cumprimentos

filipe1949@live.com.pt