sexta-feira, 2 de abril de 2010

Valdozende, uma das 17 freguesias do concelho de Terras de Bouro

Contexto Histórico-cultural: Teria a sua proveniência na palavra Baldosendi. No seu enredo histórico, manifesto nas Inquirições de 1220, trata-se de uma terra onde a nobreza fez assento “in este termo de Baldocendi lavram omees que se chamam por de Couto da Paradela et de Vilar, erdados unde aviam de fazer foral Rey (...)” (A. Lopes Oliveira, 1991).
Da sua antiguidade denuncia-se, ainda, vestígios a marcar as legiões que passaram nesta freguesia, sobretudo pelas fortificações castrejas.

O Cávado margina o território de Valdozende, onde se estende a albufeira da Caniçada até à vizinha freguesia de Rio Caldo.
A Igreja matriz, com orago de Santa Marinha, caracteriza-se de um templo amplo, de arquitectura simples. Foi abadia de apresentação de Santa Marta de Bouro e da Mitra de Braga.



Das capelas existentes no território menciona-se a de S. Tomé e S. Caetano.
Lugares da Freguesia: Assento, Chamadouro, Paradela, Vilar-a-Monte e Vilarinho.
População Residente: 704 habitantes.
Colectividades: Grupo Cultural, Desportivo, Recreativo e Cultural Juventude de Valdozende, Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Paradela, Grupo de Cantares Trevo Alegre, CAT – Clube Alegria do Trabalho, Cooperativa Agrícola de Valdozende e Conselho Directivo do Baldio.
Equipamento/Infra-estruturas sociais e educativas: Escolas do 1.º ciclo de Valdozende (Paradela e Assento), Instituição Particular Solidariedade Social, Igreja Metodista e Junta de freguesia, com brasão.

Festas e Romarias: Santa Marinha (Julho), S. Caetano (Agosto) e S. Tomé de Paradela (Junho)
Actividades económicas: Agro-pecuária, comércio geral, restaurantes, centro de venda de artesanato, zona de lazer fluvial, carpintaria, construção civil, complexo de lazer (piscina, bar e parque) central de hidroeléctrica, empreendimento na modalidade de turismo no espaço rural.


Fonte: A. Lopes Oliveira e Câmara Municipal

Sem comentários: