domingo, 16 de maio de 2010

Vezeira volta a subir à Serra do Gerês

A Associação ‘Lírio do Gerês’ organiza este domingo, dia 16 de Maio, mais uma edição da tradicional ‘Vezeira’ do gado de Vilar da Veiga, que volta a subir à Serra do Gerês, cumprindo uma prática que conta já com centenas de anos.
Nesse dia, todos aqueles que se quiserem associar a esta prática comunitária, podem deslocar-se até ao Gerês, onde, para além de assistirem à subida da vezeira, podem fruir das tradicionais ‘Chegas de bois’, da actuação de concertinas e cantares ao desafio, da actuação de rancho folclórico concelhio e, ainda, degustar iguarias da gastronomia local.
Esta iniciativa contará com o apoio do Município de Terras de Bouro e de diversos empresários locais. Nesta edição, haverá um trilho pedestre que partirá do Vidoeiro às 9 horas, tendo a duração prevista de 4 horas.
Esta iniciativa permite reviver a tradição centenária dos geresianos que, perante a chegada do bom tempo, levam o gado para a serra, onde passa a ser apascentado até Setembro, ficando em currais e em regime comunitário, com cada proprietário ou criador a assumir a guarda do gado, à vez – daí a vezeira.
Publicado pelo Jornal “Terras do Homem” em 13-05-2010

Sem comentários: