terça-feira, 1 de junho de 2010

Câmara Municipal promove caminhada pelo Trilho do São Bento

No Dia Mundial do Ambiente, o Município de Terras de Bouro promove, pelas 9 horas do próximo dia 5 de Junho, uma caminhada pelo “Trilho de São Bento”. Com esta iniciativa o Município pretende assinalar o Dia Mundial do Ambiente que se celebra neste dia.
O “Trilho de São Bento” apresenta locais de interesse histórico cultural que se estendem por uma extensão de 10.5km ao longo da encosta sudoeste do vale de Rio Caldo. Este trilho inicia-se e termina no Lugar da Seara, São Bento, freguesia de Rio Caldo.
Esta caminhada para além de contar com o apoio da Autarquia contará, ainda, com o apoio do Instituto do Desporto, do Instituto Português da Juventude, do INATEL e da empresa “Águas do Fastio”.

As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas, até ao dia 3 de Junho, junto da Divisão de Desenvolvimento Social e Cultural do Município, pelo telefone 253 350 010, nos Postos de Turismo do Concelho ou pelo e-mail: ddsc@cm-terrasdebouro.pt

Trilho do São Bento (Fonte Autarquia)
O Trilho do São Bento, de âmbito cultural e paisagístico, apresenta-se como um percurso pedestre de pequena rota (PR), tem uma extensão de aproximadamente 10,5 km, com um tempo de duração de 4 horas, sendo o grau de dificuldade médio, com alguns desníveis acentuados.
Este percurso estende-se ao longo da encosta sudoeste do vale do Rio Caldo sendo interceptado, em dois locais, pelo troço da E.N 304, que liga as freguesias de Rio Caldo e Covide. O seu traçado caracteriza-se por locais de interesse histórico-cultural, de cariz religioso, que despertam curiosidade ao pedestrianista e visitante. Os principais atractivos deste trilho são os antigos fornos de fabrico de carvão, denominados de furnas, o fojo do lobo - locais de captura do animal e as rochas graníticas com as pegadas de Santa Eufémia, representando vestígios que remetem às tradições e mitologias da freguesia de Rio Caldo. O fojo do lobo e a furna são estruturas que demonstram e confirmam a relação de coexistência vivencial, com benefícios e malefícios, entre o homem e determinados animais, inclusive o urso e o lobo.
Extensão 10,5 Km
Duração 4 Horas
Dificuldade Médio a Elevado
Localização Rio Caldo
Partida de/chegada Lugar da Seara - Rio Caldo
Acessos EN 304 e EN-308-1

Sem comentários: