quarta-feira, 9 de junho de 2010

Concelho de Vila Garcia abrangia seis lugares de Cibões

A freguesia de Cibões tinha seis lugares na área do antigo concelho de Vila Garcia. Além de Gilbarbedo, integraram também a área concelhia de Vila Garcia os lugares de Cavenco, Lugarinhos de Figueiredo, Lama, Levada e Sotelo.Gilbarbedo, onde ficava a casa do concelho, era o mais populoso. Em meados do século XVIII, o concelho de Vila Garcia contava, na área de Cibões, entre 330 e 350 habitantes. O resto da população do concelho estava na freguesia do Espírito Santo de Brufe, que só tinha na mesma época dois lugares, o das Cortinhas e o de Brufe, somando pouco mais de 100 moradores. Por meados do século XVIII, o concelho teria no seu todo cerca de 450 habitantes, tendo chegado aos 486 habitantes, em 1801.
O lugar de Cibões, que dava o nome à freguesia de Cibões, onde ficava a sede de Vila Garcia, pertencia, curiosamente, a outro concelho, o de Pico de Regalados, enquanto o de Vergaço, também em Cibões, integrava o então chamado concelho da Vila da Barca (actual Ponte da Barca). Portanto só esses dois lugares de Cibões é que não estavam sujeitos à jurisdição do juiz de Vila Garcia e da sua administração municipal.
A alçada judicial e municipal do lugar de Cibões pertencia ao juiz ordinário e à Câmara da Regalados e a do lugar Vergaço, na serra do Vergaço, às justiças e vereação da Vila da Barca.
Fonte: Jornal Fronteira (Maio de 2010)

Sem comentários: