quinta-feira, 24 de junho de 2010

No Vale do Homem, a Agricultura é uma actividade de alto risco

Os acidentes agrícolas são demasiado recorrentes e revelam consequências extremamente gravosas, sobretudo pelas características inerentes do exercício desta actividade no mundo rural. A dimensão familiar e muitas vezes não-empresarial da agricultura levam a descurar regras de segurança e prevenção que se tornam muitas vezes trágicas. São acidentes com tractores e outras máquinas agrícolas, intoxicações com produtos químicos e outros ‘azares’ provocados por incúria ou actuações de risco inconsciente.
Recentemente, um acidente com tractor agrícola em Amares deixou um homem de 50 anos, residente em Vila Verde, com ferimentos graves. Corre o risco de ficar paralítico. Este ano, já morreu um homem de 71 anos esmagado por um tractor agrícola, num acidente ocorrido em Goães, no concelho de Vila Verde.
No Minho, em pouco mais de um ano, morreram já 10 pessoas por acidentes com máquinas agrícolas – três dos quais no concelho de Vila Verde. O descuido e o desrespeito por regras mínimas de segurança estão na origem de muitos dos acidentes, mas muitas vezes os riscos são agravados pelo consumo de bebidas alcoólicas, uma prática corrente nos trabalhos agrícolas.
Mas os riscos na agricultura vão muito para além do manuseamento de máquinas e os tractores. Os produtos químicos e o esvaziamento de fossas representam um conjunto de perigos por intoxicação muitas vezes desvalorizados, apesar dos muitos alertas e casos fatídicos.
Na semana passada, foi um jovem de 15 anos a ficar gravemente ferido, por intoxicação, quando ajudava o pai a limpar uma fossa, numa quinta na freguesia de Atiães. O pai também teve de receber tratamento hospitalar, já que acabou por ficar igualmente intoxicado quando tentou socorrer o filho. Entretanto, o jovem já teve alta hospitalar e poderá recuperar, normalmente, em casa, nos próximos dias.
Fonte: Jornal “Terras do Homem” em 24-06-2010

Sem comentários: