segunda-feira, 28 de junho de 2010

Terras de Bouro: Quartel dos Bombeiros vai ser requalificado

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro (BVTB) vai formular uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) para a recuperação do quartel.
A promessa foi deixada por Gil Mendes, presidente da direcção da associação humanitária, nas comemorações, ontem, dos 25 anos da corporação.
Gil Mendes referiu que, quando foi pensado há cerca de 25 anos, o quartel deu “mais importância a questões de nível social do que à funcionalidade da corporação. Chegou a altura de inverter esses factores”.

O mesmo responsável referiu, ainda, que é intenção dos dirigentes solicitar ao INEM a transformação posto de reserva existente no quartel, em posto efectivo.
Uma intenção que mereceu o acolhimento do governador civil de Braga, que presidiu à cerimónia, que prometeu interceder junto da direcção nacional do INEM.
Ainda há muito para fazer
Fernando Moniz enalteceu todo o trabalho realizado pelos corpos gerentes, comando e efectivos dos BVTB, mas referiu que “ainda há muito que fazer”, principalmente ao nível de acessos, meios aéreos e sapadores florestais.
A este propósito, o representante do Governo no distrito de Braga desafiou o município de Terras de Bouro a criar equipas de intervenção permanente. “São uma mais-valia para um concelho como Terras de Bouro, que contém uma mancha florestal importante atendendo à proximidade com o Parque Nacional da Peneda -Gerês”, justificou Fernando Moniz.
Em forma de resposta, o autarca terrabourense, Joaquim Cracel Viana, alegou que “o municio dá o apoio financeiro possível” e entregou aos bombeiros uma nova ambulância.
Viriato Capela, presidente da Assembleia Geral dos BVTB aproveitou o aniversário para “convidar as novas gerações ao trabalho associativo” e defendeu que os bombeiros deviam ser mais interventivos, principalmente plantando árvores em locais de incêndios.
A sessão solene dos 25 anos dos BVTB, contou ainda com a presença de representantes da Liga Portuguesa de Bombeiros, da Autoridade Nacional de Protecção Civil e da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga.
O programa comemorativo incluiu, ainda, uma Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Braga, a entrega de medalhas a operacionais dos BVTB, a bênção de viaturas, e um almoço convívio. Outro dos pontos altos das comemorações, que ontem terminaram, foi o desfile de vários meios de corporações de bombeiros de todo o distrito de Braga, e que percorreu algumas ruas do centro de Terras de Bouro.
Os festejos encerraram à noite com a actuação do cantor Augusto Canário e a sua banda, na Praça do Município.
Na sexta-feira foi feita uma romagem ao cemitério.
Fonte: “Correio do Minho”

Sem comentários: