segunda-feira, 12 de julho de 2010

Caminhada na Geira: 7 horas com S. Lucas

S. Victor: '7 horas a caminhar com S. Lucas'
Primeiro, um convite simples: '10 de Julho, estás livre?'. Depois vieram as pistas resultantes de inúmeros momentos de reflexão de todos os elementos do 'Raízes', grupo dos jovens mais velhos da Pastoral de Jovens de São Victor.
Assumindo o propósito de tentarem abrir horizontes na Palavra, proporcionando uma construção de igreja em comunidade, criaram um blogue no qual foram depositando todos os materiais que iam criando. Das dúvidas, resultou a ideia de recorrerem ajuda a alguns estudiosos. Pediram ao Prof. Pe. João Alberto Correia, docente de Sagrada Escritura, na Universidade Católica - Centro Regional de Braga, e ao prof. José Carlos Carvalho, docente de Sagrada Escritura, na Universidade Católica - Centro Regional do Porto, que respondessem a três questões sobre a obra de Lucas.
Durante meses, prepararam a meta '7 horas a caminhar com São Lucas' e o resultado foi um sucesso.
No dia 13 de Junho, apresentaram a novidade. Uma caminhada com vários temas distintos. Prólogo: ‘Maria escolheu a melhor parte» (Lc 10,42); 1.ª hora: 'Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura' (Lc 4,21) - A pregação em Nazaré; 2.ª hora: 'Faz-te ao largo' (Lc 5,4) - O encontro entre Jesus e Pedro no lago de Genesaré; 3.ª hora: 'Quando orardes, dizei' (Lc 11,2)- O ensino sobre a oração durante a subida para Jerusalém; 4.ª hora: 'Onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração' (Lc 12,34) - O ensino sobre o dinheiro e os bens materiais; 5.ª hora: 'Eu estou no meio de vós como aquele que serve' (Lc 22,27) - A última Ceia, com a discussão surpreendente entre os discípulos; 6.ª hora: 'Porque buscais o Vivente entre os mortos' (Lc 24,5) - As mulheres que se dirigem ao túmulo; 7.ª hora: 'Vós sois as testemunhas destas coisas' (Lc 24,48) - A aparição do Ressuscitado aos onze; Epílogo: 'A minha alma glorifica o Senhor' (Lc 1,46).
Depois, ‘choveram’ inscrições. Talvez o dobro daquelas que inicialmente esperavam.

Às 07.45 horas, lá estavam 140 aventureiros rumo a uma jornada comunitária com destino a duas das mais belas aldeias do concelho de Terras de Bouro (Souto e Chorense). Partiram do local onde muitas vezes se reúnem na eucaristia dominical (Igreja Paroquial de São Victor) e viveram momentos tão únicos que obrigam a que o grupo dos mais velhos da PJSV assuma, no futuro, novas etapas do género.
Durante o percurso, à medida que a natureza entretinha ainda mais os momentos de reflexão, cada um dos elementos do grupo assumiu a condução dos destinos de cada etapa. Cada um tinha uma missão, um propósito colectivo que, pelos relatos ouvidos no final da jornada, deixou marcas entre adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Caminhada prossegue com S. Mateus
Aprender o Evangelho de uma forma diferente e mais apelativa” foi o propósito atingido com ‘7 horas a caminhar com S. Lucas’, que levou, anteontem, 140 pessoas pelo percurso da Geira Romana, entre as freguesias de Chorense e Souto, no concelho de Terras de Bouro.
A iniciativa do grupo de jovens “Raízes”, da paróquia de S. Victor terá repetição daqui a um ano, com meditações a partir do pensamento do evangelista São Mateus.
A leitura do livro “Prier 7 jours avec L’Évangile”, da autoria de Pierre Debergé, Bernardette Escaffre, Isabele Graesslé e Jacques Nieuviarts, estimulou o padre Sérgio Torres, um dos párocos de S. Victor, a propor uma reflexão sobre os evangelhos fora da “sala paroquial”.
Feita a tradução das cem páginas daquela obra, as meditações propostas para sete dias e para cada um dos quatro evangelhos foram adaptadas a uma caminhada de sete horas, o que permitiu, na opinião daquele sacerdote, apresentar uma “forma mais apelativa de evangelização”, criando, ao mesmo tempo, um “espírito de verdadeira comunidade” entre os participantes.
Meditações sobre a oração, o dinheiro, as relações interpessoais e alguns passagens específicas do Evangelho de S. Lucas pontuaram a caminhada pela serra.
O padre Sérgio Torres destacou o valor da iniciativa do grupo Raízes para a criação de um “espírito mais fraternal” entre pessoas de quase todas as idades, ao mesmo tempo que se procurou “criar o gosto pela leitura dos Evangelhos”.
O pároco de S. Victor reconhece que muitos católicos revelam desconhecimento dos textos bíblicos, pelo que é necessário investir em novos métodos de evangelização.
“Caminhada meditativa em fraternidade” é como Abílio Nestor, coordenador da Pastoral de Jovens de S. Victor ”, caracteriza a iniciativa pensada para ter continuidade nos próximos três anos.
O também animador do grupo “Raízes” sublinha que ‘7 horas a caminhar com S. Lucas” foi importante para proporcionar às pessoas que aderiram à iniciativa a fruição de um passeio por uma zona natural de eleição.
“Escolhemos a Geira Romana porque, sobretudo a partir da 13ª milha, está bem tratada e sinalizada”, disse Abílio Nestor ao “Correio do Minho”, adiantando que se procurou encontrar “um percurso agradável, de traçado acessível e retirado dos meios urbanos.
A participação nesta primeira caminhada de meditação à volta dos evangelhos superou as expectativas dos organizadores. No início de Julho do próximo ano prometem repetir esta experiência de “caminhada do saber”.

Inscrições para o ‘Aventura 2010’ decorrem até 29 de Agosto
A Pastoral de Jovens de São Victor (PJSV), mesmo em tempo de férias, continua com um vasto leque de actividades para os seus membros.
Os grupos 'Novo Rumo', 'Nova Dimensão', 'Somos Um', 'Somos Muitos', 'Pegadas' e 'Raízes' são convidados a participar em mais uma edição do Aventura. Tal como no ano passado, este acantonamento de Verão decorre, de 3 a 7 de Setembro, nas instalações do Centro Social e Paroquial de Castelo de Neiva, em Viana do Castelo, tendo como responsável o padre Xavier Amado.
As inscrições estão abertas desde o início de Junho e prolongam-se até dia 29 de Agosto, data na qual a PJSV realiza uma reunião com todos os participantes e seus encarregados de educação, no salão paroquial de São Victor.
Apesar do tema da edição de 2010 ainda não ter sido revelado, a equipa de animadores garante que o Aventura deste ano vai ser 'o melhor de todos'. 'Pelo que vimos e sentimos nas edições anteriores, contamos com uma forte adesão dos nossos jovens', explicam.
Para esta actividade estão convocados todos os adolescentes e jovens que durante o ano participaram nas reuniões semanais de grupo e actividades da PJSV.
Os convites para o Aventura 2010 já estão a circular e a organização conta juntar cerca de uma centena de participantes.
Em 'www.paroquiasdebraga.org' os interessados podem encontrar informações úteis sobre a actividade, inclusive fazer o download do respectivo convite.
Fonte: Jornal “Correio do Minho” em 12-07-2010

Sem comentários: