domingo, 11 de julho de 2010

Madeira à Minha Maneira

Quando as mãos espelham a alma
Dezoito trabalhos em madeira, criados pelas hábeis mãos de António Capela Lopes, podem ser apreciados no Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, na Porta do Campo do Gerês do Parque Nacional, em Terras de Bouro.
‘Madeira à Minha Maneira’ podia ser uma simples exposição de artesanato, não fosse o artista cego desde os 9 anos de idade, devido a um tumor cerebral.
Apesar da volta de 360º que a sua vida deu, foi no Instituto dos Cegos São Manuel, no Porto, onde aprendeu braille descobriu o gosto pelos trabalhos manuais, sobretudo pelo manusear da madeira e do barro, um dos seus maiores prazeres da vida.
“Há mais de 20 anos que faço estas peças. Comecei a gostar de trabalhar a madeira durante as aulas que tínhamos no Instituto São Manuel”, disse António Lopes ao ‘Correio do Minho’, durante a inauguração da exposição, em Terras de Bouro.
É um trabalho “difícil” mas com “muito empenho” tudo se consegue, salientou o artista de 42 anos, natural de Carvalheira.
Ao longo dos últimos dois anos, António dedicou-se à construção da maior parte das peças de madeira em exposição, como é o caso do moinho, espigueiro, carro das vacas, arado, espadas e taramelas, entre outros inventos que baptizou de ‘geringonça sem nome’, ‘gira e toca’ e ‘bufagatos’.
“Nunca tinha pensado em expor e fui incentivado pela doutora Paula da ACAPO e pela minha cunhada”, contou emocionado e satisfeito por poder partilhar com os amigos, e com o público em geral, a sua arte e o seu saber.


Município incentiva artista a divulgar o seu talento
Promovida pela Câmara Municipal de Terras de Bouro, em parceria com a delegação de Braga da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), a exposição ‘Madeira à Minha Maneira’ é o resultado de anos de trabalho de António Lopes, que pretende continuar o percurso.
“O município teve conhecimento do trabalho desenvolvido pelo António e decidiu convidá-lo a divulgar as suas obras”, disse o presidente da câmara, Joaquim Cracel Viana, referindo que a autarquia tem “apoiado o António nas suas deslocações a Braga”. Desejando que o artista dê continuidade à sua arte, o edil garantiu que “ao longo de 8 meses de presidência de câmara, este é o momento mais emotivo do meu trabalho”.
De salientar que a exposição pode ser visitada até 30 de Setembro.
Fonte: Jornal “Correio do Minho” em 11-07-2010

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho fantático a forma como o senhor António consegue realizar actividades girissimas...Fico content por nao se deixar ir a baixo com a invisivilidade que concretizou com 9 anos apenas.
Espero um dia ir a vilarinho das furnas ver todos os seus projectos interessantes, chegar a conhece-lo e a comprar algumas das suas obras ultra fantasticas.
Continue a fazer objectos em madeira e lembre-se nunca desista dos seus sonhos.
Beijo para si e para a sua ajudante de trabalho.