domingo, 25 de julho de 2010

O Gerês Antigo

Porque o tema se enquadra perfeitamente no âmbito desta rubrica, publica-se, de seguida, o texto que nos foi enviado pelo nosso colaborador, Armando Pinto Lopes, um geresiano pelo coração que muito admira a nossa vila: "É sempre com alegria que, mensalmente, recebo o "Geresão", que traz, normalmente, as boas novas da terra onde passei os melhores anos da minha juventude e onde criei amizades tão sólidas que nem o passar do tempo, nem a dispersão dos amigos pelos vários cantos do mundo, provocada pelas vicissitudes da vida, diluíram. Mas a vida, como os jornais, nem sempre nos trazem boas notícias ...As mortes recentes da Dra. Mimi Baltasar e do Lino Capela, noticiadas pelo nosso "Geresão" de Maio último, chocaram-me bastante. A amizade que me liga às famílias de ambos e o conhecimento que tinha deles, desde a sua infância, chocaram profundamente este jovem de 85 anos.
Recordo, a esse propósito, o pic-nic organizado no S. Bento da Porta Aberta pelas famílias Baltasar e Gonzalez, salvo o erro no ano de 1951, em que tive o prazer de participar como convidado do meu grande amigo Vítor Gonzalez, e desse convívio junto a fotografia anexa n.º1, onde, ao centro, se reconhece o Toneca Baltasar, ainda muito jovem.
Recordo também, com saudade, o Lino Capela, do estabelecimento do seu pai, o João Capela, no desaparecido, mas para mim inesquecível "Cantinho da má língua ". Enfim, recordo todos os jovens dessa época... como os que, ainda que mais novos do que eu, constam na 2.ª gravura anexa, tirada em 9 de Setembro de 1951, nos jardins da Vacaria onde, ao centro, se encontra o saudoso Lino Capela, ladeado, entre outros, pelo Ismael Guimarães, o meu falecido irmão Gaspar, o Chico Rabeca e o Carlos Guedes, este também já falecido. Jamais poderei esquecer a sã camaradagem que, sem preconceitos, vivi com alegria e amizade nesses bons velhos tempos. Às famílias Baltasar e Capela, um abraço do mais profundo pesar.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-07-2010

Sem comentários: