quinta-feira, 22 de julho de 2010

Romanos de volta ao Gerês

A Vila do Gerês acolheu, no passado fim-de-semana, a realização de uma Feira Romana com dezenas de figurantes, no âmbito da programação da ‘Animação de Verão 2010’, promovida pelo município de Terras de Bouro, em conjunto com a Junta de Freguesia de Vilar da Veiga e com o apoio da empresa local ‘Águas do Gerês’. A ‘II Feira Romana’ ocorreu no Parque das Termas da Vila do Gerês e foi organizado pela ‘Associação Velha Lamparina’. Com entrada gratuita, este certame atraiu a curiosidade dos turistas que por ali passaram ao longo dos dias 16, 17 e 18 de Julho.
O evento contou, ainda, com uma ‘Feira mostra’ de produtos comercializados à época, entre outros. A actuação e animação musical de um grupo alusivo também à era romana, ‘Lutas de Espadas entre Legionários’, além de intervenientes vestidos a rigor concederam ao acontecimento uma "interessante perspectiva de intemporalidade".

O objectivo do município passava por, à semelhança do que aconteceu o ano transacto, "avivar a memória e despertar a curiosidade histórica de todos os terrabourenses e demais turistas que quisessem visitar o evento, relembrando uma época de tanto significado e que recria a história da ocupação e civilização romana em Terras de Bouro".
O município de Terras de Bouro assumiu que, tal como havia acontecido na edição anterior, também desta vez a feira "teve um apreciável sucesso", com o registo de "uma afluência de público assinalável, principalmente na noite de sábado e na tarde de domingo".
Fonte: Terras do Homem, em 22-07-2010

Sem comentários: