sábado, 14 de agosto de 2010

Filipa Paulo, a heroína do Gerês

Incêndios: Filipa, a criança que salvou uma povoação
Uma criança de 11 anos é já a heroína do lugar do Calvário, no Gerês. Filipa Paulo deu o alerta de incêndio quando as chamas já estavam a um passo de várias casas.
Foram momentos de pânico, mas graças a ela, as chamas não alcançaram as casas. «Eu estava na piscina e vi ali a arder e fui logo chamar o meu avô. O incêndio estava muito perto de casa. Ele veio a correr e foi logo chamar as pessoas, a dizer que havia fogo. Eu fui buscar o telemóvel e chamei os bombeiros», contou Filipa a TVI.
«Eu já ia desesperado e passei o telefone à minha neta e disse-lhe para ele telefonar, enquanto eu ia lá cima soltar os animais. Aquilo já parecia o fim do mundo», reforçou o avô Manuel Paulo.
Filipa conseguiu, ainda, avisar a avó e uma tia, ambas dentro de casa, quando as chamas já estavam a um passo. «O fogo subiu com toda a velocidade e eu por acaso estava em casa da minha sobrinha. A miúda chegou lá toda a tremer, toda a tremer, com um pé descalço e outro calçado», conta Arminda Paulo, a avó de Filipa.
Os bombeiros estavam longe, por isso valeu a ajuda dos populares, com braços e até um tractor, que conseguiu apagar as chamas com terra. «Se ela não tivesse alertado. Se fosse cinco minutos depois, tinha ardido este lugar todo», admite Arminda.
Cinco casas com o fogo perto. Valeu a atenção da Filipa.
Vídeo – clique AQUI

4 comentários:

Henrique Santinhos disse...

Esta criança de 11 anos Filipa Paulo já é uma heroina do Lugar do Calvário, Gerês pois salvou uma povoação de um incêndio as autoridades locais deviam condecora-la.

Marite GRM Santinhos disse...

A Filipa Paulo uma criança com 11 anos é uma grande heroina no Lugar do Calvário, Gerês o que ela fez, muitos adultos não o fariam,um grande Beijinho MGRMS.

Anónimo disse...

A menina vive,isso sim ,no lugar do calvário, na freguesia de covide e na serra do gerês...só para que conste xD

Anónimo disse...

Obrigado Sr.Bonifácio pois a morada não estava correta, sendo assim e com a morada correta, talvez o Senhor Presidente da Câmara da Terra de Bouro,em conjunto com o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Covide,comentassem a criança de 11 anos Filipa Paulo que salvou a povoação de covide de um incêndio,estes senhores ainda não fizeram nenhum comentário do sucedido porque será?