sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Gerês a arder e Terras de Bouro a complicar

A situação em Vilarinho das Furnas e Calcedónia, áreas do concelho de Terras de Bouro, incluídas na superfície do Parque Nacional da Peneda-Gerês era, ao princípio da noite de ontem, “complicada”, na expressão de um dos bombeiros voluntário locais. Gamil e Cimo e Muro, em Ponte da Barca, e ainda Mezio e Casal Vale, no concelho de Arcos de Valdevez, em pleno Parque, mobilizavam mais de duas centenas combatentes aos fogos.Em Vieira do Minho, o incêndio registado na área de Salamonde matinha-se com duas frentes activas ao princípio da noite. Mas em Ruivães e Cantelães também havia problemas às 21 horas. Uma fonte dos bombeiros locais disse-nos que já não tinham gente para mandar para lá.
Ao fim da manhã, o governador civil de Braga anunciou que o Comando Operacional da Protecção Civil recorreu a máquinas pesadas do Exército com o objectivo de criar uma zona de tampão para as chamas que ainda consomem mato na Calcedónia, no concelho de Terras de Bouro. Especificando, Fernando Moniz informou à Lusa que uma máquina de “rasto” estava a operar no cimo da serra, enquanto duas outras subiam a encosta.
O incêndio na Calcedónia iniciou-se no dia 10 e às 20.25 horas de ontem ainda se manhtinha com duas frentes activas. No seu combate estavam um total de 114 elementos, entre bombeiros, Grupo de Análise e Uso de Fogo e Força Especial de Bombeiros.
O Mezio tinha várias frentes de fogo.
Ainda na área do concelho de Arcos de Valdevez houve necessidade de se proceder à evacuação de pessoas em casas de Vilar de Soente.
Em Pegadinha e Muro, no concelho de Ponte da Barca, registavam-se duas situações diferentes: no primeiro caso, o incêndio tinhas duas frentes activas, enquanto no segundo foi declarado dominado às 20.30 horas.
A essa hora ainda se mantinham activos 31 dos 263 incêndios declarados desde às zero horas.
Em Ponte de Lima, lavrava o incêndio em Cerquido iniciado às 1.47 horas de ontem.
No concelho de Viana do Castelo, Areosa-Gerz do Lima, com uma frente activa, continua a ser combatido por 54 bombeiros e 5 sapadores florestais, apoiados por 14 veículos operacionais.

Cavaco e Sócrates
Entretanto, o Presidente Cavaco Silva e o Primeiro Ministro José Sócrates vão interromper as suas férias para acompanhar, esta manhã, um briefing operacional no Comando Nacional de Operações de Socorro, na Autoridade Nacional de Protecção Civil, em Lisboa.
A informação da visita do Presidente da República à Protecção Civil chegou às redações a meio da tarde.
Umas horas depois os serviços de assessoria de São Bento enviavam uma nota a confirmar a presença do primeiro ministro no mesmo encontro.
O briefing operacional terá sido solicitado pelo Presidente da República, que, estando sempre a par das informações sobre os incêndios no país, quis ser informado com mais pormenor, tendo ocorrido, para tal, contactos com o Governo.
Fonte: “Correio do Minho”, em 13-08-2010

Sem comentários: