domingo, 26 de setembro de 2010

Barragem de Caniçada: buscas encontraram jovem já sem vida

A GNR montou ontem uma grande operação de busca para encontrar um homem de 31 anos cujo automóvel estava abandonado há dias junto às pontes que dão acesso a Rio Caldo, no concelho de Terras de Bouro.
O homem foi localizado - já cadáver - ontem de manhã.
Já na sexta-feira, tinham sido realizadas buscas depois da GNR ter sido alertada para a presença de um veículo, trancado, mas com as chaves na ignição.
O alerta foi dado pelo proprietário de um café da zona que já se tinha apercebido da viatura ali estacionada na noite de quarta para quinta-feira.
Na sexta-feira, o empresário estranhou que o automóvel permanecesse no local e alertou a GNR do Gerês.
As primeiras diligências foram para apurar a propriedade do veículo, registado em nome de um cidadão de 31 anos, natural e residente em Montemor-o-Velho, mas a trabalhar na ‘Petrogal’, em Leça da Palmeira, revelou fonte policial.
A GNR apurou também que o indivíduo, solteiro, já não contactava a família desde quarta-feira.
As buscas de sexta-feira, na envolvente do local onde estava a viatura, foram infrutíferas e ontem foram mobilizados diversos meios na tentativa de localizar o indivíduo.
No terreno estiveram seis militares da Unidade Especial de Operações Subaquáticas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, que vieram de Lisboa, e mais dez militares da Companhia do GIPS sediada em Braga; duas embarcações; um binómio de busca e salvamento do Comando Territorial do Porto; um binómio de patrulha da Equipa Cinotécnica do Comando Territorial de Braga; nove militares do Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso e elementos dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, que também participaram no primeiro dia de buscas.
O cadáver foi localizado pelas 09h30 junto à margem direita, entre a Ponte de Rio Caldo e a barragem da Caniçada.
Inspecção judiciária do local
Os mergulhadores da GNR recolheram, também, no local, vestígios subaquáticos, uma inspecção judiciária importante para esclarecer as circunstâncias da morte deste jovem.
Cumpridas as formalidades legais, o corpo foi removido pelos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro para o Gabinete Médico-Legal de Braga.
No automóvel, era visível um envelope, o que remete para a tese de suicídio, a confirmar pelo resultado da autópsia.
Fonte: Correio do Minho, em 16-09-2010

Sem comentários: