sexta-feira, 24 de setembro de 2010

JovemCoop levou novos membros à Abadia e ao S. Bento da Porta Aberta

A JovemCoop promoveu recentemente uma actividade com o objectivo de acolher e entrosar os membros, com idades entre os 10 e os 16 anos, que se inscreveram na associação em Julho deste ano.
O objectivo principal desta actividade visou aliar a componente histórico e patrimonial à vertente ambiental. Assim, os participantes do "Estamos Activos" visitaram o Mosteiro de Santa Maria de Bouro em Amares. Chegados aqui, conheceram a arquitectura deste mosteiro e puderam, ainda, ouvir a contextualização histórica do monumento.
Após isso, os participantes fizeram uma caminhada a pé entre o Mosteiro de Santa Maria de Bouro e o Santuário da Abadia, percorrendo o tradicional caminho de Arrebentaço, muito usado pelos peregrinos que seguem para o Santuário do S. Bento.

Ainda nesse dia, foram convidados a participar em jogos populares e tradicionais, que, infelizmente, são raramente fruídos pelas camadas mais jovens. Jogo do Fito, a Corrida de Sacos, o Lencinho e a Chave Silenciosa foram algumas das actividades que puseram à prova a destreza dos nossos membros.
No dia seguinte, os jovens envergaram as mochilas e empunharam os bastões e seguiram desde o Santuário da Abadia (Amares) até ao Santuário do S. Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, fazendo o caminho dos peregrinos. Esse percurso passa por zonas onde se vislumbram paisagens bonitas e carregadas de história. Como ao longo do caminho foram verificando que o mesmo estava muito poluído, sobretudo com garrafas plásticas de água, latas de refrigerantes e pilhas de lanterna, os novos cooperantes encetaram uma acção, espontânea, de limpeza que ajudou a dignificar o caminho.
Após quase oito quilómetros pelo monte e pelo caminho dos peregrinos, os novos cooperantes chegaram ao Santuário do S. Bento onde puderam assistir a várias manifestações de devoção e sacrifício realizadas por várias pessoas.
Fonte: Diário do Minho, em 24-09-2010

Sem comentários: