sábado, 23 de outubro de 2010

AD Terras de Bouro preparada para "andar no grupo da frente"

A AD Terras de Bouro está apostada em fazer um campeonato positivo, para deixar bem cedo resolvida a questão da manutenção na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga, sem a pressão de lutar pela subida, ainda que essa possa ser uma causa. Mas isso só será para admitir na parte final da época e se os resultados a isso levarem.
Para já, o início de época tem sido complicado, pela dificuldade dos jogos e pela valia dos adversários, mas a equipa tem revelado bons desempenhos. À quinta jornada, está no quinto lugar, com oito pontos: duas vitórias, dois empates e uma derrota. A única derrota aconteceu na deslocação ao terreno de um dos mais fortes candidatos à subida, o líder Marinhas, por 1-0. Na última jornada, a equipa comandada por Dinis Rodrigues foi empatar ao Santa Eulália.
Este início de época tem dado motivações para confiança aos técnicos e dirigentes terrabourenses que acreditam na realização de um campeonato tranquilo. De acordo com o presidente do clube, Miguel Rodrigues, os objectivos passam por garantir a manutenção, numa primeira fase, não descurando a possibilidade de subida se assim o ditar os resultados.
"Os nossos objectivos passam pela manutenção. No entanto sabemos do nosso valor, sabemos o grupo que temos, sabemos o valor equipa técnica que trabalha neste clube e o nosso trabalho irá ser o de nos deslocarmos a cada terreno com a vitória no pensamento. Vamos tentar andar sempre pelo grupo da frente", comentou.

No entanto, com o regresso ao principal escalão da AF Braga, nem tudo foi fácil neste início de campeonato. A construção do plantel, por exemplo, ou a permanência da equipa técnica liderada por Dinis Rodrigues eram duas das principais preocupações da direcção.
"É complicado construir plantéis com valor e cativar o interesse de equipas técnicas competentes, uma vez que o clube passou anos muito complicados e ainda se tenta erguer. Isto é como uma casa, é fácil deitar abaixo, mas muito difícil construir de novo. Felizmente penso que temos conseguido bons grupos de trabalho", defendeu Miguel Rodrigues.
O regresso à Honra deu-se mais rápido do que muitos terrabourenses estariam à espera. Por isso o presidente acalenta alguma esperança em novo brilharete, apesar de não ser esse o objectivo. "Confesso que não pensava conseguirmos colocar o Terras de Bouro tão rápido no principal escalão da Associação de Futebol de Braga, no entanto passo a passo as coisas foram correndo bem e cá estamos. Agora, não vou esconder, gostava de ver o clube andar no grupo da frente", admitiu.
O crescimento da equipa em campo tem sido acompanhada de uma significativa melhoria das infra-estruturas do campo de jogos. No entanto, ainda muito há fazer, no entender da direcção.
"Para o ano em curso, queremos realizar alguns acabamentos no parque de estacionamento do Campo de Jogos. Além disso, queremos melhorar também o piso em torno dos balneários e construir um novo acesso para a equipa visitante para que não se misturem as formações. Também queremos melhorar a parte superior do campo, por cima das bancadas, onde iremos colocar umas estruturas metálicas. E, finalmente, estamos à espera da abertura das piscinas municipais para estabelecer um protocolo com a Câmara Municipal, a fim de darmos as melhores condições possíveis aos atletas que cá estão para o cuidado com a componente física", lançou o presidente, Miguel Rodrigues.
Para esta época o clube conta já com uma carrinha e espera, agora, conseguir uma segunda"para garantir o transporte aos jogadores".
Sendo a AD Terras de Bouro um clube amador, o dinheiro escasseia e há que cativar os jogadores de outra forma. Segundo Miguel Rodrigues, todas as contratações são conseguidas "a troco de prémios de jogo e de transporte".
"Estes jogadores preferem trabalhar com objectivos ambiciosos, mesmo que financeiramente não seja tão atractivo o projecto. No entanto sabem que estão num clube onde lutarão, jornada após jornada, pela vitória. Não tenho qualquer tipo de dúvida que a própria escolha da equipa técnica ajudou a cativar o interesse e a conseguir a contratação de alguns jogadores que já andaram por outros escalões", analisou.
Um dos fortes trunfos apresentados pelo clube para a presente temporada é a constituição da equipa técnica liderada por Dinis Rodrigues. "Trata-se de uma equipa técnica que nos satisfaz totalmente, que já na recta final do campeonato do ano passado mostrou bom trabalho e resultados, pelo que não fazia sentido deixar de apostar de novo no seu trabalho. O director desportivo (Pinho) teve uma voz activa nessa escolha, uma vez que já trabalhou com o Dinis Rodrigues enquanto jogador e treinador", explicou o dirigente.
Treinador quer fazer "campeonato tranquilo"
Dinis Rodrigues assumiu os comandos da AD Terras de Bouro na recta final da temporada transacta. Desde então tem somado bons resultados e conseguido a confiança da direcção e dos adeptos do clube. Para a época em curso, o técnico mostra-se confiante, até porque este plantel foi escolhido, a dedo, por si.
"Este é um plantel que nos dá totais garantias para realizarmos um campeonato tranquilo, foi para isso que nos preparamos e é isso que queremos fazer. Temos estado a trabalhar bem, as coisas têm corrido dentro daquilo que esperávamos e penso que vamos fazer um bom campeonato", perspectivou o técnico.
Apesar de ser um plantel quase totalmente remodelado, Dinis Rodrigues assegura ter conhecimento suficiente dos jogadores para lhes extrair o máximo. "Este é um plantel que conta com vários jogadores que já passaram pelas minhas mãos noutras divisões e conseguimos que eles viessem para o Terras de Bouro. Se para o exterior este pode parecer um plantel totalmente novo, não deixa de ser um grupo que eu conheço bastante bem porque já trabalhei com muitos deles", assegurou o técnico.
Assim, o objectivo passa por "fazer pontos domingo após domingo". "Isso foi o que nos foi proposto pela direcção, no entanto a equipa técnica e os jogadores querem sempre mais e mais. No entanto, o primeiro objectivo concreto passa pela manutenção", lembrou.
Dinis Rodrigues lamenta contudo o "grande desconhecimento do valor da maioria das equipas da Divisão de Honra", lembrando que "há sempre equipas que surpreendem" e que só domingo após domingo será possível avaliar o seu potencial. "No entanto, disponho sempre, atempadamente, de informações válidas sobre as equipas que vamos defrontando", garantiu o técnico antes de comentar as duas primeiras jornadas do campeonato. "Sendo os dois adversários que defrontamos nestas duas primeiras jornadas, sérios candidatos à subida, e perante as boas exibições realizadas, penso que poderemos andar, ao longo da época, pelo grupo da frente", avaliou.
Segundo Dinis Rodrigues "o plantel está fechado", até porque este é "um clube com uma direcção rigorosa, com um orçamento apertado, pelo que só se algo de anormal acontecer irá haver reforço da equipa".
Equipa feminina na forja
Dentro em breve, a AD Terras de Bouro poderá ver nascer uma equipa de futebol feminino, para competir a nível federado. Para já, continuam os treinos com vista ao "crescimento" da equipa, complementados com alguns jogos-treinos e torneios para dar ‘rodagem’ às jogadoras.
Dirigida por Elisabete Nicolau, Cláudia Martins e Ângela Martins, esta secção conta ainda com o técnico, Rui Noversa, e a massagista Lídia Antunes.
Plantel:
Guarda-redes - Hélder (ex-Vilaverdense) e Miko. Defesas - Ciso (ex-Águias da Graça), Ché, Peixe, Hernâni (ex-GD Prado), Miguel e Moisés (ex-Maria da Fonte). Médios: Bogas, Tiririca (ex-FC Amares), Dino (ex-Vieira), Lelo (ex-Prado), Marquinhos (ex-Este FC), Ruca (ex-Lanhas), Xavier (ex-Porto d’Ave), Nelson (ex- GD Gerês), Goody (ex-Águias da Graça), Rui Alves (ex-Santa Maria) e Kiwi; Peixoto (ex-Merlim). Avançados: Roger (ex-Vila Real), Cristiano (ex-GD Prado) e Gama.
Fonte: Terras do Homem, em 18-10-2010

Sem comentários: