quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Encontrado corpo de pai que se afogou na Caniçada ao tentar salvar a filha

Paco e Daisy localizam cadáver
Ao terceiro dia de buscas, foi encontrado o corpo do homem desaparecido na albufeira da Caniçada, Terras de Bouro. Uma equipa cinotécnica de Aveiro foi fundamental para localizar o corpo de um pai que morreu ao tentar salvar a filha de se afogar.
"Foi uma coisa impressionante. Os cães chegavam ali e assinalavam sempre a mesma área", contou, ao JN, Francisco Dias, do Grupo Especial de Intervenção do Concelho de Aveiro. Paco e Daisy, um casal de canídeos daquela associação sem fins lucrativos, foram fundamentais para a localização de António Baptista, desaparecido desde domingo.
Ontem, por volta do meio-dia, após nova sinalização dos cães, a equipa de mergulhadores dos Bombeiros Sapadores do Porto realizou mais uma tentativa e acabou por detectar o corpo. "Estava a 28 metros de profundidade e o resgate foi feito logo de imediato", explicou o comandante das operações, José Dias. O responsável da corporação dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro explicou, ao JN, que o processo de resgate foi moroso, não só devido à falta de visibilidade debaixo de água, mas também por causa da falta de informação quanto ao local exacto onde o acidente ocorreu. "As pessoas não souberam assinalar a zona exacta e isso complicou as operações. A albufeira da Caniçada é muito grande e era como encontrar uma agulha num palheiro", explicou o comandante, que admitiu que os bombeiros estavam desconfiados quanto à sinalização que os cães deram.
"A verdade é que há sempre alguma desconfiança neste processo, mas os animais tinham razão. Havia qualquer coisa ali que os fazia parar sempre no mesmo local", referiu José Dias. Também sempre presente nas operações, o vice-presidente da autarquia de Terras de Bouro, Luís Teixeira, afirmou que agora será feito um relatório do acidente fatal.
Recorde-se que, no domingo, António Baptista desapareceu nas águas da albufeira da Caniçada, após tentar salvar a filha de quatro anos que havia caído da embarcação turística "Rio Caldo". A menina foi resgatada por um casal amigo, mas o pai desapareceu nas profundezas da albufeira.
Incredulidade
"Não sei como tudo aconteceu. Estávamos todos bem e, de repente, a Filipa tinha caído à água", contou, à saída do Hospital de S. Marcos, a mulher de António Baptista. "O meu marido sabe nadar. Não sei o que se passou. Estávamos a dar um passeio tão bonito e acabou numa tragédia", disse, ainda, em lágrimas. O corpo foi encontrado cerca do meio-dia e foi transportado para a morgue do Hospital de Braga. Nas operações de resgate estiveram envolvidos mais de 70 pessoas, entre Bombeiros, GNR e Protecção Civil.
Fonte: Jornal de Notícias, em 20 -10-2010

Sem comentários: