quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Escolas do Vale do Homem com longo trabalho pela frente

Ministério da Educação divulgou recentemente o ranking das Escolas Básicas e Secundárias com base nos resultados dos exames nacionais de 9º e 12º Ano. Na listagem fornecida pelo governo é possível constatar, por exemplo, que a escola com melhor média de notas, ao nível dos exames do 9º ano, na região do Vale do Homem, é a EB 2,3 de Vila Verde, com uma nota global de 3,22 valores, numa escala de 0 a 5. No que diz respeito aos exames do 12º, os melhores resultados médios foram alcançados na Escola Secundária de Amares, que obteve um ‘razoável’ 10,29 de nota média.
Também em Vila Verde está situada a escola com a pior classificação ao nível dos exames do 9º ano. Trata-se da Escola Secundaria de Vila Verde que chega a estar entre as 50 piores a nível nacional. O mesmo não se passa quando analisamos os valores referentes aos exames finais de 12º ano, em que esta escola ocupa o 482º posto, num universo de 601 escolas. Há, ainda, que ressalvar que esta é a escola, de toda a região, onde mais exames nacionais do 12º ano foram feitos, num total de 580 provas.

Outra das curiosidades prende-se com o facto da Escola Secundária de Amares – que, no que respeita aos exames do 12º ano, ocupa a 337ª posição – ter uma das menores diferenças, no Distrito de Braga, entre a nota interna e a nota de exame final de cada aluno.
Em Terras de Bouro, destaque para a Escola Básica e Secundária Padre Martins Capela que obteve, este ano, ao nível dos exames finais de 12º ano, a melhor média nos exames nacionais de Matemática, com 12,51 valores. Também em Rio Caldo a nota média desta disciplina ficou acima dos doze valores (12,07).
Destaque, ainda, para a EB 2,3 de Ribeira do Neiva, onde os alunos conseguiram, tal como a já referida EB 2,3 de Vila Verde, uma nota média nos exames do 9º ano superior a 3 valores.
A lista divulgada pelo Ministério da Educação faz, também, outro tipo de balanço. Quantas foram as escolas que conseguiram melhorar a performance dos seus alunos? No entanto, estes valores são apenas divulgados no que diz respeito aos exames de 9º ano. Ficámos a saber que a Escola Básica e Secundária Padre Martins Capela, a Escola Secundária de Amares, a Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo e a Escola Secundária de Vila Verde viram os seus alunos piorar as notas face ao ano transacto. Por outro lado, todas as outras seis Escolas Básicas e Secundárias da região melhoraram as suas performances. A EB Professor Amaro Arantes, de Vila Verde, ficou na 739ª posição, ao passo que a EB da Vila de Prado se ficou pelo 775º posto. Em Amares, a EB 2,3 local ocupa o 922º lugar do ranking.

EB 2,3 de Vila Verde é a melhor do Vale do Homem
A Escola Básica 2,3 de Vila Verde foi a que melhores notas registou nos exames de 9º ano. No total, nesta escola foram efectuados mais de 200 provas, colocando-a na 176ª posição de um total de 1295.
Em declarações ao Terras do Homem, o director da EB 2,3 explicou alguns aspectos que fundamentam os bons resultados obtidos. António Amaro começa por não se mostrar surpreendido e sublinha que isso se deve ao "bom desempenho de professores e alunos". "Estes resultados já não são novidade para nós. De facto, têm-se verificado ao longo dos últimos anos", analisou o director da EB 2,3 de Vila Verde, que sublinhou o facto de a sua escola estar a subir mesmo a nível distrital.
"Acima de tudo, penso que o bom clima que se vive na escola, o clima de aprendizagem é sustentado por um conjunto, que engloba alunos, docentes, pais e auxiliares de acção educativa", frisou António Amaro.
Garantindo que prefere "estar nesta que noutra posição" mais desfavorável, o director da escola vilaverdense considera que descansar à sombra dos resultados alcançados pode ser prejudicial.
"Isto conforta-nos, mas não nos deixa descansados. Isto é actualizado ano a ano, por isso há que continuar a trabalhar como o mesmo empenho que até aqui", avisou o responsável da EB 2,3 de Vila Verde.
Fonte: Terras do Homem, em 28-10-2010

Sem comentários: