domingo, 24 de outubro de 2010

Parque Nacional da Peneda-Gerês: ecos do Prémio Maravilha da Natureza

Os ecos da brilhante vitória do Parque Nacional da Peneda-Gerês no recente concurso das "7 Maravilhas Naturais de Portugal" fizeram-se sentir também no nosso jornal, onde foram recebidas várias manifestações de regozijo e de felicitações pelo modesto contributo que, desde a primeira hora, dedicamos a essa causa, enviadas de várias regiões do país por assinantes e amigos, que em muito nos sensibilizaram e agradecemos.
Ainda em Ponta Delgada, momentos após a cerimónia da divulgação das candidaturas premiadas, transmitida em directo pela RTP1 , fomos procurados pelos nossos conterrâneos e assinantes Jorge Agostinho Alves Esteves e esposa, lá radicados, celebrando, em conjunto, e no meio dalgumas lágrimas traiçoeiras, a alegria de tão saborosa vitória em terras açorianas da Ilha de S. Miguel.

Diversos foram também os telefonemas recebidos nessa noite memorável, dos quais recordamos, de cor, e entre outros, os de Agostinho Santos, Avelino Soares, Carlos Padrão, António Sousa Carvalho, Eng. António Brazão, Dr. Orlando Teixeira e Otília Moura, unânimes em partilhar connosco a satisfação daquele momento.
No regresso dos Açores a Lisboa, tivemos a grata surpresa de vermos à nossa espera, no aeroporto, os geresianos, nossos assinantes, José Pinheiro Vieira e João Fernando Dias Ribeiro que, apesar de já noite, não quiseram deixar de, bem à moda do Gerês, festejar connosco aquele feito brilhante, confraternizando pela noite dentro, dando assim continuidade ao convívio realizado dois dias antes, em plena zona ribeirinha de Alcochete, a que se associara também outro gereiano de gema, o Fernandinho Maia. Por momentos, e entre o degustar do peixe fresquíssimo servido a contento, acompanhado do maduro da praxe, a nossa conversa teve como tema obrigatório a nossa terra mãe. Mataram-se muitas saudades dela em todos os quatro convivas geresianos… E mais: foi sugerido até, que os futuros convívios anuais dos antigos alunos da Escola Masculina do Gerês, não se reduzam apenas aos que completaram a 4.ª classe em 1955, mas a todos quantos pretendam participar em tão louvável iniciativa. O recado aqui fica dado à respectiva organização...
Nos dias seguintes, outras mensagens nos foram enviadas, como a do geresiano Eng. Vitor Gonzalez, radicado em Queluz, nos termos seguintes: "Em primeiro lugar, muitos parabéns a todos nós, geresianos nos, por esta vitória do nosso Parque Nacional, a ti, principalmente, que trabalhaste muito por isso. Vimos-te perfeitamente, cá em casa, na televisão, na plateia dos Açores. Grandes abraços, tanto para ti como para o Geresão". De Estarreja, a nossa leitora Maria Adelina Castro, disse-nos: "Parabéns à gente dessa terra protegida que tão desprotegida esteve no Verão passado. À sua coragem por viverem em harmonia com a natureza e por, nos momentos difíceis, arregaçarem as mangas e darem a cara para defender o que, afinal, é de todos. Fiquei muito contente e emocionada pelo prémio e por ver, mesmo só através do ecrã da TV, rostos de pessoas amigas"…
Já o amarense Filinto Vieira, nosso assinante em Almada, escreveu: "Muitos parabéns pela honrosa representação do "Geresão" e da sua Região, a que deste visibilidade nos Açores. O Parque Nacional da Peneda-Gerês também está em alta pela sua inclusão nas "7 Maravilhas Naturais de Portugal".
Por sua vez, o nosso colaborador Eng. António Brazão, de Coimbra comunicou-nos: "Parabéns, caro amigo, pela MARAVILHA que é esta edição de Setembro. Parabéns ao "Geresão" pelo seu papel (principal) na maratona que rol coloear-ã região em Maravilha da Natureza".
A todos, o nosso Bem Hajam!
Fonte: Jornal Geresão, em 20-10-2010

Sem comentários: