quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Parque Nacional da Peneda-Gerês vai ter plano de ordenamento ainda em 2010

Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês, que tanta polémica gerou no último ano, deverá ser publicado até final do corrente ano. A garantia foi dada pela ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, na Vila do Gerês, depois de se ter inteirado da gravidade da extensão da área ardida no Verão passado, numa visita às zonas da Pedra Bela e das Levadas.
Comentando o controverso Plano de Ordenamento, Dulce Pássaro referiu que "o período de consulta pública terminou". "Houve muitas sugestões, críticas, negativas e positivas, e, agora, analisados esses contributos e a sua compatibilidade com a legislação comunitária, que é preciso respeitar, está-se a ultimar o documento", afirmou.

Questionada sobre a data provável de publicação do documento, a ministra remeteu a resposta para o Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, tendo este garantido que será publicado "ainda este ano, sem dúvida". A ministra assegurou, ainda, que os cortes orçamentais para 2010 não se repercutirão no Instituto de Conservação da Natureza, dado que a sua tarefa é prioritária.
"O Ministério discriminou positivamente - num quadro de contenção geral - o instituto, dado que quer dar um sinal de que esta é uma área fundamental para o país e uma mais-valia para a economia", sublinhou Dulce Pássaro.
Fonte: Terras do Homem, em 28-10-2010

Sem comentários: