domingo, 17 de outubro de 2010

PIDDAC 2011: Terras de Bouro não receberá nada

PIDDAC não inscreve qualquer investimento para quatro concelhos: Vila Verde, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso.

INL e Capital da Cultura absorvem PIDDAC 2011
O Laboratório Internacional de Nanotecnologia (INL) e a Capital Europeia da Cultura absorvem dois terços do PIDDAC 2011 — Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central para o distrito de Braga.
Dos 19,3 milhões de euros inscritos no documento divulgado ontem em sede da proposta de Orçamento do Estado para o distrito de Braga, o INL é contemplado com a maior fatia (10,7 milhões), um sinal de que os cortes orçamentais não vão beliscar a actividade deste instituto pioneiro que quer recrutar dos melhores cérebros do mundo.
Já Guimarães — Capital Europeia da Cultura tem inscritos directamente dois milhões de euros, a que acrescem mais 950 mil euros para projectos a candidatar ao QREN.
Juntos, INL e Guimarães — Capital Europeia da Cultura, captam 13,6 milhões, dos 19,3 milhões de euros que o PIDDAC 2011 consagra ao distrito.
Entre as poucas obras inscritas, o destaque vai para o Centro de Saúde Braga 1, obra que consegue inscrever um milhão e 174 mil euros no PIDDAC para o distrito.
PIDDAC para distrito desce de 31 para 19 milhões de euros
Em termos globais, o distrito de Braga tem inscritos em PIDDAC investimentos no valor global de 19.366.662 euros, bem menos do que os 31,4 milhões previstos para o corrente ano.
Por força do INL, o concelho de Braga é o que absorve a maior fatia do PIDDAC (13,2 milhões de euros).
Além do INL e do Centro de Saúde do Carandá, neste concelho aparecem inscritas as requalificações das escolas André Soares e Francisco Sanches, mas com uma verde ‘residual’ de 500 mil euros cada.
A Associação de Solidariedade de Gualtar — creche e serviço de apoio domiciliário é contemplada com 181 mil euros.
A Extensão de Saúde de Celeirós surge inscrita com 24 mil euros.
A Universidade do Minho vê apenas inscrita uma verba de 200 mil para “acções de desenvolvimento no ensino superior”.
Concelho de Guimarães
O concelho de Guimarães é contemplado com quatro milhões e 216 mil euros, sendo que além das verbas que vão directamente para a Capital Europeia da Cultura, o destaque vai para a valorização do conjunto monumental do Monte Latino, projecto também de âmbito cultural, que é contemplado com um milhão e 242 mil euros.
A remodelação do Palácio da Justiça da cidade berço está inscrita com 23 mil euros.
Os outros municípios...
Os restantes concelhos que aparecem no PIDDAC são contemplados com verbas muito insignificantes.
Vizela surge em terceiro lugar com 564 mil euros para duas obras: requalificação da EB 2,3 de Caldas de Vizela (350 mil euros) e CAO e Lar Residencial da Associação de Integração de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela (214 mil euros).
Surge depois Barcelos com 363 mil euros para três investimentos: Extensão de saúde de Macieira de Rates/Pedra Furada (267 mil euros); remodelação do Palácio da Justiça (75 mil euros) e Projecto Tessera — Património Arqueológico Escavado da Galécia Meridional (20 mil euros).
O concelho de Amares tem uma obra inscrita, a Loja do Cidadãos, com 325 mil euros.
Também com uma obra (remodelação do Palácio da Justiça), o concelho de Famalicão é contemplado com 245 mil euros.
Celorico de Basto também é contemplado com apenas uma obra: o Lar de Idosos João Paulo II/Molares, com 232 mil euros.
Valores mínimos
Cabeceiras de Basto inscreve duas obras no valor global de 101 mil euros: requalificação da EB 2,3 de Cabeceiras (19 mil euros) e instalação do tribunal judicial (81 mil euros).
Num PIDDAC que não inscreve qualquer investimento para quatro concelhos — Vila Verde, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso—, Fafe surge com uma verba de 30 mil euros para a sede do Rancho Folclórico de Fafe.
Finalmente, Esposende tem inscritos 10 mil euros para Colónia de Férias da Segurança Social, em Apúlia.
Fonte: Correio do Minho, em 17-10-2010

Sem comentários: