terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ponte da Barca: Câmara, ICN e EDP juntos na promoção turística do Parque da Peneda-Gerês

A Câmara de Ponte da Barca, o Instituto de Conservação da Natureza e a EDP assinaram hoje um protocolo de colaboração com vista à promoção turística do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), naquele concelho.
O documento visa, concretamente, a dinamização de toda a área da Porta do PNPG e de todos os pontos de interesse turístico da região, como o Castelo de Lindoso, a fauna e flora do Parque, a barragem do Alto Lindoso, os espigueiros e as gravuras, entre outros pontos de interesse natural, etnográfico e arqueológico.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca, Vassalo Abreu, sublinhou a importância deste protocolo, numa altura em que a aposta do Executivo que lidera recai precisamente sobre o turismo de ambiente.
“O facto de 52 por cento do nosso território ser Reserva da Biosfera, tem que ser aproveitado turisticamente”, referiu o autarca, classificando esta parceria como “um investimento na valorização, preservação e divulgação” do património natural, cultural e paisagístico do concelho.
A Porta do Lindoso do PNPG está instalada junto ao Castelo de Lindoso, classificado como Monumento Nacional, a três quilómetros da fronteira espanhola.
Significou um investimento de 900 mil euros, ao abrigo do qual a fortificação beneficiou de obras de renovação, o que permitiu criar um núcleo museológico militar, “lembrando o tempo em que aquele castelo foi um importante reduto de defesa da fronteira”.
No interior da muralha, existe um núcleo explicativo das características de fauna e flora do PNPG, bem como do património histórico existente no concelho.
Do lado de fora, junto do maior conjunto de espigueiros de Portugal, está a porta do Parque, que contempla, entre outras coisas, um auditório, um centro de interpretação, um centro de exposição e vendas e o espaço de recepção dos visitantes ao único parque nacional do país.
Fonte: Correio do Minho, em 8-11-2010

Sem comentários: