segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Terras de Bouro festeja feira de São Martinho

Realiza-se no fim-de-semana, no Pavilhão Municipal da vila de Terras de Bouro, a X Edição da Feira-Mostra de S. Martinho nas Terras do Gerês, evento tradicional que visa a promoção dos produtos locais e regionais, típicos das actividades rurais associadas ao concelho de Terras de Bouro.
Tendo como mote o Verão de S. Martinho, o município pretende dinamizar as actividades associadas à agro-pecuária e ao turismo, a que se junta a cultura com a gastronomia típica da região, sem descurar os produtos transmontanos e das Beiras.
O objectivo principal deste evento é dinamizar as actividades artesanais, envolvendo os agentes locais, artesãos e empresários de todo o país, dando oportunidade de exporem os seus produtos e promover os saberes-fazer.

Participam mais de 70 expositores
O cenário rural está bem patente nesta Feira-Mostra, que conta com a participação de mais de 70 expositores, distribuídos pelas várias actividades, desde o de artesanato, passando pelos produtos do campo, fumeiro, vinho verde e doces regionais de várias regiões do país.
Na temática da animação, a música tradicional e os espectáculos de teatro e de dança, sem esquecer os tocadores de concertina, corrida de cavalos, montaria ao javali, ateliers da vida rural com actividades lúdico-pedagógicas, magusto e tertúlias temáticas garantem momentos agradáveis para quem aprecia a genuinidade destas terras.

Trilho pedestre atrai amantes do turismo da natureza
A caminhada pela natureza já é uma das actividades marcantes incluída no programa deste evento, e que, anualmente, atrai dezenas de pessoas provenientes de várias regiões do país.
Este ano, a caminhada, que terá a colaboração técnica da Associação Micológica ‘Terras do Roquelho’, já que irá proceder-se a uma procura de cogumelos silvestres, percorrerá o Trilho dos Moinhos de Santa Isabel do Monte, com visita à ‘Escola do Monte/Centro Interpretativo’, integrado na Rede Municipal de Trilhos Pedestres “Na senda de Miguel Torga”.
Fonte: Correio do Minho, em 8-11-2010

Sem comentários: