quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

ADERE – Peneda Gerês promove a conservação dos matos/urzais nos territórios de montanha

A partir da segunda quinzena de Fevereiro a ADERE realizará em cada um dos cinco concelhos do PNPG um seminário de divulgação do projecto “A conservação dos urzais e o desenvolvimento sustentável no Planalto da Mourela” e dos resultados obtidos.
Estes seminários terão como principal objectivo salientar a importância de manter os matos/urzais nos territórios de montanha, como forma de poderem contribuir para a manutenção e a conservação das áreas de pastagens aliadas à continuidade do pastoreio (vezeiras). Por outro lado, pretende-se também que estas boas práticas possam ser reportadas nos concelhos do Parque Nacional da Peneda Gerês.

A conservação dos urzais e o desenvolvimento sustentável no Planalto da Mourela
A ADERE – Peneda Gerês está a desenvolver este projecto desde Março de 2009, em parceria com o Parque Nacional da Peneda Gerês e a Câmara Municipal de Montalegre.
O projecto visa intervir de forma integrada no Planalto da Mourela, de modo a promover o uso sustentável dos matos/urzais, contribuindo para a conservação da biodiversidade e para a melhoria das condições sócio-económicas das populações rurais e, ainda, para a diminuição da perda de Património Cultural, representado pela perda de conhecimento da utilização das técnicas tradicionais nas novas gerações.

Este projecto tem uma componente muito prática, com a realização em cada um dos sete baldios (Covelães, Outeiro, Paredes do Rio, Pitões das Júnias, Sezelhe, Tourém e Travassos do Rio) de práticas de maneio e conservação dos matos e das áreas de pastoreio. Neste sentido, já se realizaram cerca de 90 hectares de roço de mato, 8 hectares de condução de giestal e cerca de 3 hectares de fogo controlado. Em complemento destas actividades estamos a incentivar a manutenção de duas vezeiras ainda existentes no território do projecto, uma em Paredes do Rio e outra em Outeiro.
Estas intervenções muito têm contribuído para a limpeza e manutenção destas áreas de pastoreio e sem dúvida que tem sido uma importante forma de prevenção dos incêndios que, todos os anos no Verão, fustigam estas áreas. Este ano verificámos que, embora tenha ardido uma área bastante considerável no Parque Nacional da Peneda Gerês, na área de intervenção do projecto não se verificaram incêndios.
Outra vertente do projecto prende-se com a divulgação da importância destas práticas junto da população em geral, particularmente junto da população estudantil. Neste sentido, está em fase de conclusão a elaboração de uma exposição e material didáctico, sobre esta temática, para o centro interpretativo de Pitões das Júnias. As obras para a reabilitação deste centro interpretativo também já iniciaram.
A partir da segunda quinzena de Fevereiro iremos realizar em cada um dos cinco concelhos do PNPG um seminário de divulgação do projecto e dos resultados obtidos. Estes seminários têm como principal objectivo salientar a importância de manter estas práticas nos territórios de montanha, como forma de poderem contribuir para a manutenção e a conservação das áreas de pastagens aliadas à continuidade do pastoreio (vezeiras). Por outro lado, pretende-se também que estas boas práticas possam ser reportadas para os outros Concelhos do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Fonte: ADERE, em 23-12-2010

Sem comentários: