segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ATAHCA distribuiu «cabazes solidários»

No âmbito da campanha de solidariedade que o Centro Novas Oportunidades da Associação das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA) desenvolveu junto dos adultos, aquela instituição procedeu à entrega de diversos cabazes de Natal por seis instituições da região.
A distribuição destes cabazes iniciou-se pelo Centro Social de Covas, em Vila Verde, seguindo-se o Centro Social da Paróquia de Calvos, na Póvoa de Lanhoso. De regresso ao Vale do Homem, foi contemplado também o Centro de Dia de Goães, em Amares, e o Centro Social da Paróquia de Vilar, em Terras de Bouro. Também a Comissão de Protecção Crianças e Jovens de Vila Verde foi acariciada, bem como o Centro D. João Novais e Sousa, em Braga.
Esta campanha de recolha de bens alimentares e brinquedos, a venda de rifas, bem como a participação no jantar realizado no passado dia 10 “ultrapassou, em grande escala”, as expectativas criadas pelos representantes do CNO da ATAHCA, pelo que nestas instituições “foram entregues cerca de uma tonelada de bens alimentares, roupas e livros”.
As instituições mostraram-se naturalmente gratas e surpreendidas com a generosidade humana, apesar de vivermos momentos de crise em que todos falam e sentem os seus resultados.
A ATAHCA procedeu ainda à inauguração de um espaço da sua competência no Centro D. João Novais e Sousa, em Braga. A cerimónia teve lugar no passado dia 16. O espaço ficou dotado de um plasma, um leitor de DVD’s, alguns puff’s e mesas de apoio.
Lucinda Vilaverde, técnica do Centro D. João Novais e Sousa, agradeceu em nome dos utentes do Centro, afirmando que o dia 16 “assinala uma data importante para as duas instituições”. Para além dos bens materiais que foram oferecidos, salientou os “laços de afecto”, que a partir de então, “ligam as instituições e que são tão importantes numa sociedade, que a cada dia se torna mais materialista e menos humana”.
Por seu turno, Mota Alves, presidente da ATAHCA, comprometeu-se e comprometeu a equipa que lidera no sentido de “adoptar” esta instituição como a “menina” dos seus olhos, tendo presente a “nobreza” da missão.
Referiu, ainda, que “este é um projecto que se quer manter vivo” e sempre que houver oportunidade, “tudo será feito para minimizar a indiferença com que, muitas vezes, a pessoa portadora de deficiência é vista por aqueles que se dizem normais, bendizendo todas as associações que trabalham em prol de causas tão nobres”.
Mais de meio milhar de pessoas participou na "Gala de Natal" da ATAHCA, que se realizou no decurso de um jantar de beneficência num espaço de restauração de Vila Verde e que ficou marcada pela entrega simbólica de um cabaz de Natal a algumas instituições do concelho e das zonas de intervenção da ATAHCA, bem como a oferta de um donativo à instituição ‘Novais e Sousa’, que acolhe utentes com deficiência, dos concelhos de Amares, Vila Verde, Terras de Bouro, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Guimarães.
Fonte: “Terras do Homem”, em 27-12-2010

Sem comentários: