segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CALIDUM publica “Dunas Adiadas”

Divulgamos texto de José Guimarães Antunes publicado, na edição de 20 de Dezembro, no jornal "Geresão".
Pelas 17 horas do dia 11 de Dezembro, a CALIDUM - Clube de Autores Minhoto/Galaicos -apresentou, no Museu Nogueira da Silva - Braga, o livro “Adiadas Dunas” de Francisco Manuel Mariño. Este autor, que nasceu em Santa Marta de Ortigueira (Coruna - Galiza), é docente de Literatura Alemã na Universidade de Valladolid e com esta publicação pretende dar a conhecer a sua criação poética.
Abriu a cerimónia de apresentação o presidente da CALIDUM, João Luís Dias, que começou por agradecer ao director do museu a cedência do espaço. Depois, agradeceu ao professor Henrique Barroso por este “se ter ocupado de toda a edição deste livro que honra a CALIDUM". Salientou que se orgulha da editora a que preside e garantiu que dificilmente se desviará da sua principal missão: publicar livros sem qualquer fim lucrativo. Sublinhou que os livros editados são para ser oferecidos não estando nas suas previsões a sua comercialização. Para continuar a publicar livros sem fins lucrativos, recorrerá às instituições que o queiram apoiar ao abrigo da lei do mecenato.
Posteriormente, Henrique Barroso apresentou o autor de quem é amigo há uns longos anos. Afirmou que Francisco Mariño é um Galego conhecedor de Portugal, das nossas tradições e da nossa cultura. Salientou a especial admiração de Francisco Mariño pela nossa cultura, nomeadamente, por Camões, por Miguel Torga e por Fausto.

Depois, foi a vez do professor Jorge Pimenta apresentar a obra “Dunas Adiadas”. Fez uma reflexão sobre a poesia e sobre a obra. Encerrou a sua intervenção destacando a importância do poeta como sendo “um plantador de sonhos”.
O autor, Francisco Manuel Mariño, agradeceu aos presentes e afirmou que gosta de muito de Portugal e da cultura portuguesa. Para si, Braga tem um significado especial, principalmente por ter muitos amigos bracarenses.
No final desta apresentação, dois jovens deliciaram os presentes com um sarau musical. Aproveitamos para felicitar os pianistas Bárbara Dias Luís e Diogo Dias Martins, filhos das terrabourenses Alice Dias e Goretti Dias, que souberam interpretar magistralmente Bach e Chopin.
Parabéns a estes jovens talentosos e magníficos e obrigado à CALIDUM por publicar mais um livro e por oferecer uma cerimónia com tanta qualidade.
Com a publicação do livro “Adiadas Dunas”, a CALIDUM já contabiliza 26 títulos, tendo sido apenas um deles co-editado com a Câmara Municipal de Terras de Bouro.
Terras de Bouro pode orgulhar-se por ter uma editora como a CALIDUM. De facto, temos uma editora que mais nenhum concelho circunvizinho tem, sendo, por isso, merecedora do apoio das instituições concelhias.
Aproveito esta tribuna para agradecer à CALIDUM e, em particular, ao seu presidente todo o trabalho por si desenvolvido no apoio à criação literária e em prol da nossa cultura.
Um enorme bem-haja à CALIDUM e ao seu presidente!

Sem comentários: