segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Gerês quer apagar crise e efeitos dos incêndios do Verão

Os incêndios do último Verão no Gerês foram arrasadores para a actividade comercial e económica da região. A Associação Comercial de Braga apresentou números negros, dando conta da evolução negativa da facturação entre o Verão de 2009 e o período homólogo deste ano. Em Setembro, a variação negativa chega aos 81,7 por cento. E nem Julho e Agosto escaparam à quebra, com variações entre 33,5% e 65%.
Perante a gravidade do problema, os responsáveis da Associação Comercial de Braga mostram-se revoltados perante a inacção e a ausência de respostas da administração pública e do Governo. E de nada valeram os apelos das associações empresariais do Minho, nem mesmo o plano de emergência económica elaborado para minimizar o impacto negativo dos incêndios na actividade económica da região.
“Nenhuma medida concreta foi implementada ou sequer apresentada pelas entidades oficiais, nem houve qualquer reacção aos apelos de ajuda para as situações de emergência no domínio empresarial”, denunciou o presidente da ACB, Domingos Macedo Barbosa.
Perante este quadro, a ACB decidiu avançar com um conjunto de iniciativas que ajudem a contrariar a actual situação de dificuldades acrescidas e a revitalizar o tecido empresarial da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês e da sua envolvência, contando com a colaboração da Câmara Municipal de Terras de Bouro.
‘Aponte para o Gerês’ é um projecto que pretende mobilizar as mais diversas instituições – nacionais ou regionais – para concretizarem iniciativas no Gerês, ao longo do próximo ano. É o caso do desafio lançado para a realização de um Conselho de Ministros na área do único parque nacional do País, ainda para mais quando a temática ambiental e o combate às alterações climáticas ganham cada vez maior atenção.
Entretanto, na próxima Primavera a ACB, em parceria com a autarquia terrabourense e outras entidades, vai organizar um salão temático sobre turismo e actividades capazes de atrair visitantes profissionais, turistas, empresários e investidores
Considerando o projecto ‘Aponte para o Gerês’ como uma “ideia brilhante”, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, disponibilizou já os equipamentos e serviços da autarquia para viabilizar a concretização de iniciativas que encara como de importância fundamental para dinamizar a realidade económica e também social e cultural local.
Fonte: “Terras do Homem”, em 27-12-2010

Sem comentários: