domingo, 19 de dezembro de 2010

O Jornal “Geresão” celebra o seu 20.º aniversário

O Jornal “Geresão” festeja o seu 20.º aniversário. O blogue Terras de Bouro congratula-se com este aniversário e felicita o seu director, Dr. Agostinho Moura, a quem deseja os maiores êxitos pessoais e profissionais.
Publicamos o editorial do mês de Dezembro da autoria do Dr. Agostinho Moura.

20 anos...
Tal como sucede em relação a qualquer ser humano, completar 20 anos de existência é, para as instituições ou organismos, sempre uma meta que coincide como período de maior fertilidade e pujança, como também de alguma maturação na preparação para a vida, aquilo a que vulgarmente se chama de maioridade.
O "Geresão", vindo a lume em finais de Dezembro de 1990, atinge, agora, esse almejado estatuto. Com altos e baixos como é vulgar em todas as iniciativas humanas, chegar aqui não foi fácil -há que o reconhecer sinceramente. Mas valeu a pena.
Numa incursão retrospectiva sobre estas duas décadas de publicação ininterrupta, não obstante os vaticínios furados de certos "Velhos do Restelo"que, movidos pela vil inveja, se apressaram, logo à nascença, em passar-lhe a "certidão de óbito", recordamos que só o facto de nunca havermos falhado o contacto mensal com os nossos leitores, foi já uma vitória. Como vitoriosa tem sido a rigorosa fidelidade com que temos respeitado o estatuto editorial que nos propusemos observar na nossa primeira edição.
Consoante a promessa então efectuada, o "Geresão" tem sido, e continuará a ser, um jornal regionalista, isto é, essencialmente direccionado para os problemas e anseios da região por ele servida; tem sido, e continuará a ser, um jornal independente, o que significa inteiramente liberto de qualquer peia ou servilismo de ordem político-partidária ou ideológica; tem sido, e continuará a ser, um jornal pluralista e aconfessional, com respeito absoluto pela diversidade de opiniões e totalmente desvinculado de qualquer associação religiosa ou entidade afim.
Sem embandeirarmos em arco, nem qualquer espécie de lisonja, cremos poder concluir, neste nosso vigésimo aniversário, que a nossa missão foi cumprida. E continuará a ser. Claro está que, em abono da verdade, temos de reconhecer que, nestes vinte anos de existência, nem tudo foram rosas. Houve também alguns espinhos, por vezes até dolorosos, porque injustos. Mas, como sucede na vida de qualquer mortal, agruras quem as não terá?
Tudo isso, porém, somente está a ser possível graças ao abnegado empenho e exemplar dedicação do valioso naipe de colaboradores que nos orgulhamos de possuir e para quem dirigimos, nesta hora comemorativa, o nosso reconhecido e grato BEM HAJAM! Um agradecimento que é extensivo, também, aos nossos anunciantes dedicados e assinantes fiéis. Para todos eles, nesta quadra festiva, formulamos votos sinceros de um Santo e Feliz Natal e um 2011 repleto das maiores venturas!

Sem comentários: