sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PNPG investe 600 mil euros

No ano de 2010 foram investidos 600 mil euros no Parque Nacional Peneda-Gerês com o objectivo de dinamizar as cinco portas do parque, adiantou a coordenadora da entidade responsável pelo parque, a ADERE.
À margem da cerimónia que marcou o encerramento do ‘Projecto Gestão e Dinamização’, Sónia Almeida garantiu que a dinamização do parque não acaba com o fim deste projecto, “há muito mais para fazer. Novos projectos para levar avante”.

O projecto, encerrado na Casa da Música, teve o financiamento do programa Operacional da Região Norte (ON2) e do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Ao longo de dois anos promoveu concertos nas cinco portas do parque, actividades ambientais, visitas guiadas a zonas normalmente restritas e animação de rua pelos concelhos que englobam a mancha natural do Gerês.
Entre as acções levadas a cabo, a coordenadora do projecto, Sónia Almeida, realçou a contratação de técnicos para dinamizar as portas do parque.
O Parque Peneda-Gerês tem cerca de 70 mil hectares distribuídos por cinco concelhos: Terras de Bouro, Melgaço, Montalegre, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca. Sónia Almeida justificou a escolha do Porto, nomeadamente da Casa da Música, como palco desta cerimónia com a “necessidade de levar o Parque Peneda-Gerês para fora do nordeste português e levar para o parque quem está fora”.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi criado em 1971, por iniciativa de Lagrifa Mendes.
Fonte: Correio do Minho, em 17-12-2010

Sem comentários: