segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Lugar de Gilbarbedo é pequeno, mas tem graça

"O Lugar de Gilbarbedo é pequeno, mas tem graça / tem uma cadeia no meio para prender quem lá passa". A quadra ainda soa ao ouvido da população de Cibões, vinda do passado, quem a canta por brincadeira, quando calha de haver concertina pronta a inundar o lugar com música. Gilbarbedo é hoje um lugar histórico de Cibões: nele ainda se mantém muito do casario rústico que remontará aos últimos tempos do concelho de Vila Garcia, do qual foi sede.
Fonte: Jornal Fronteira (Maio de 2010)



Concelho de Vila Garcia: Junta de Cibões quer roteiro da memória concelhia

A Junta de Cibões está determinada em desenvolver um roteiro turístico-cultural sobre a memória do antigo concelho de Vila Garcia para integrar a freguesia na rota cultural das municipalidades extintas no Minho entre 1834 e 1855.A consulta exaustiva da documentação existente no Arquivo Distrital de Braga e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, além da que possa estar dispersa por acervos particulares, será o ponto de partida desejado para a elaboração desse roteiro, adianta o presidente da Junta de Cibões, Carlos Costa.
A autarquia realça que o longo passado do extinto concelho de Vila Garcia representa, já por si, uma singularidade que não pode ser desperdiçada em termos turísticos, mas que, pelo contrário, deve até chegar ao conhecimento de um público interessado numa revisitação dos cenários, ainda intactos, de antigas sedes concelhias, como o lugar histórico de Gilbarbedo, em Cibões. Uma singularidade susceptível de atrair a atenção para aspectos menos conhecidos ou mesmo desconhecidos do minúsculo concelho de Vila Garcia e da sua importância como matéria de estudo para a comunidade científica, a nível da antropologia, etnologia, etnografia, sociologia ou mesmo da geografia social, além da própria historiografia.

Aliar esse motivo de estudo a um convite a estadas mais prolongadas, que possam também direccionar a atenção do visitante estudioso para as potencialidades naturais de Cibões, em especial como local privilegiado de férias, constitui o desafio mais importante que se coloca agora com a mais valia que pode representar para a freguesia o facto de ter sido sede de um concelho, sobretudo por serem ainda desconhecidas as suas origens. Os futuros candidatos amestrados ou a doutoramentos terão pano para mangas em Gilbarbedo, Cibões, para trabalhos de investigação sobre o micro-municipalismo rural.
A reconstituição tão completa quanto possível da história do antigo concelho de Vila Garcia, nomeadamente quanto às figuras que pertenceram às suas governanças, implicará também um esforço para a recolha de documentos concelhios que possam estar dispersos por acervos particulares.
O presidente Carlos Costa, o secretário João Martins e o tesoureiro, João Gonçalves, da Junta de Cibões, ainda têm esperanças de surgirem mais documentos sobre o antigo concelho para enriquecer o acervo já a salvo no Arquivo Distrital de Braga e permitir, também assim, uma maior informação que ajude à elaboração de um roteiro turístico-cultural.
Fonte: Jornal Fronteira (Maio de 2010)


domingo, 30 de maio de 2010

Clínica do Dr. João Paulo Dias

O Dr. João Paulo Dias, médico dentista e professor universitário na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, é um bom exemplo para muitos. Para além de ser um profissional que prima pela excelência e qualidade dos seus tratamentos, este terrabourense abriu uma clínica, em Abril último, que oferece diversos serviços na área da saúde. Agora, com esta nova valência, os terrabourenses não necessitarão de recorrer aos concelhos circunvizinhos para determinadas especialidades e consultas. Eis o que oferece a Clínica do Dr. João Paulo Dias:
Medicina Dentária
Clínica Geral
Cirurgia Geral
Análises Clínicas (contrato com a Clínica Hilário de Lima)
Psicologia
Ginecologia

O Dr. João Paulo Dias tem ainda consultório na:
Rua Justino Cruz, 120 – 2.º - Sala 2
Tel. 253 617 502 - BRAGA

Clínica do Dr. João Paulo Dias
Vila de Terras de Bouro – Tel. 253 351 862

Vila de Terras de Bouro acolhe VIII Encontro de Tocadores de Concertinas

Hoje, dia 30, realizou-se, na sede do concelho, o VIII Encontro de Tocadores de Concertinas. Este evento já ganhou raízes entre nós, tendo atraído centenas de forasteiros e de terrabourenses à vila de Terras de Bouro.Apesar do calor que se fez sentir, a Praça de Espectáculos acolheu muitos apreciadores dos sons musicais das concertinas.
Eis as fotos e um pequeno filme.


David Gonçalves e Miguel Guerreiro deram concerto no Urbanu's Cybercafé

Hoje, o café e a esplanada do café bar Urbanu's Cybercafé encheram-se para receber a pequena estrela Miguel Guerreiro. Antes da chegada do pequeno artista, David Gonçalves, cantor/compositor terrabourense, cantou temas do seu CD “Morto a Respirar”.

Nós por cá: Centro Cívico continua a ser vandalizado

O Centro Cívico da Vila de Terras de Bouro continua a apresentar os vidros da porta principal partidos. Desta vez, já são sete vidros!
Estes vidros serão partidos por gente de cá? Não sei!
Apenas sei que, há bem pouco tempo, os vidros da entrada principal foram todos repostos no seu devido lugar. Se analisarmos com atenção esta fotografia tirada hoje, dia 30 de Maio, verificamos que faltam sete vidros.
Até quando os desrespeitadores da “coisa pública” vão continuar a partir estes vidros impunemente?

Programa da comemoração do 25.º aniversário dos Bombeiros Voluntários encerra com o cantor Augusto Canário

Foi colocado este cartaz na rotunda da vila de Terras de Bouro que anuncia o programa do 25.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro.
Eis o Programa:
Dia 25 – 18h Missa solene; 19h30 – sessão solene;
Dia 26 – Simulacro
Dia 27 – 10h – formatura e desfile; 10h30 – missa solene; 11h15 – recepção às entidades oficiais; 11h30 – imposição de medalhas ao corpo activo; 12h – sessão solene; 13h – bênção de viatura; 16h – desfile apeado na Avenida Dr. Paulo Marcelino com bombeiros e viaturas do distrito de Braga; 22h – encerramento com actuação do cantor Augusto Canário.


Nós por cá: Jardim na vila de Terras de Bouro à espera de ser cuidado

Logo no início da Avenida 20 de Outubro, este jardim foi tomado por uma infestante e espera, urgentemente, que alguém mande cortar esta praga daninha.
Fica a pergunta do costume: Será que ninguém com responsabilidades vê?...

Nós por cá: Placa de indicação BRAGA à espera de melhores dias

Na rotunda de Pesqueiras, durante muitos meses esta placa esteve caída. Há dias, alguém decidiu levantá-la e atá-la com um arame à placa que indica a obra “Via Intermuncipal Homem – Lima 1.ª fase”.
Pelo jeito, ninguém com responsabilidades vê!...
Eis a fotografia!

sábado, 29 de maio de 2010

Núcleo Rio Homem assinala Dia Mundial da Criança

No próximo dia 1 de Junho, nos paços do concelho de Terras de Bouro, o Núcleo Rio Homem realiza um conjunto de actividades para comemorar o Dia Mundial da Criança.

Moto Clube Motard’s Só Fumo promove passeio anual

No próximo dia 3 de Junho, realiza-se um passeio anual do “Moto Clube Motard's Só Fumo”. A concentração, a partir das 8h30, far-se-á na sede do concelho de Terras de Bouro onde serão entregues lembranças. Pelas 9h30 inicia-se o passeio anual com o seguinte programa:
- Braga (Ponte do Bico)
- Barroselas (1.ª paragem)
- Viana (St.ª Luzia)
- Caminha (almoço)
- Passagem para Espanha em Ferryboat
- Monção (paragem em terras do alvarinho)
- Arcos de Valdevez
- Terras de Bouro (chegada prevista para as 19h30)
Para os sócios o preço a pagar é de 15 “motas” e para os não sócios 17.50 “motas”.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro celebram 25 anos de existência

Tal como já noticiei neste blogue os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro celebram 25 anos de existência. Publico agora texto do jornal "Terras do Homem".A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro comemora, entre os próximos dias 25 e 27 de Junho, o seu 25.º aniversário, com um programa repleto de actividades dispersas pelo fim-de-semana em questão.
Assim, no dia 25, dia oficial de celebração do 25º aniversário, a manhã ficará marcada por uma missa em memória dos membros fundadores da corporação, a que seguirá uma sessão solene com imposição de insígnias do 2º comandante e do adjunto, bem como de algumas medalhas ao corpo activo. Para o dia de sábado, dia 26, está previsto um simulacro de um acidente de viação.
Finalmente, no domingo a manhã arranca com o já habitual hastear das bandeiras, pelas 9h00, seguido de um desfile apeado até à igreja matriz, onde se realizará uma missa. Pouco depois, será realizada nova imposição de medalhas, aos restantes membros do corpo activo, já com todos os convidados presentes, a que se seguirá uma breve sessão solene e a bênção de duas novas viaturas: uma ambulância AVSC e um carro de combate a incêndio, uma ‘Pick Up’.
À tarde, haverá novo desfile, desta feita apeado e motorizado, com a presença de uma viatura representante de cada corporação do distrito. O dia festivo termina apenas depois do jantar, com a actuação do grupo de música tradicional portuguesa ‘Augusto Canário e Amigos’.

Animação nas Portas do Gerês

Está a decorrer, entre os meses de Maio e Junho, nas Portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) um conjunto de eventos musicais e de actividades de visitação interpretada ao único parque nacional do país. Cada ‘Porta’ tem um programa específico, realizado em datas distintas, e é preenchido por actividades vocacionadas para o conhecimento e interpretação dos valores culturais e naturais do PNPG. À noite, a animação completa-se com a realização de concertos de música nas Portas do PNPG.
A maioria das actividades tem um limite máximo de participação, pelo que é importante efectuar a reserva o quanto antes junto dos responsáveis do PNPG. Assim, os interessados deverão ter em atenção os horários e o tempo de duração de cada actividade para que não haja sobreposição, uma vez que algumas actividades se realizam em simultâneo.
Esta iniciativa é promovida pela ‘ADERE-PG’ e pelas Câmaras Municipais inseridas no território do PNPG, no âmbito da parceria constituída no projecto ‘Gestão e dinamização da visitação no PNPG’, aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte). Entre os próximos dias 26 e 27 de Junho, será a vez da Porta de Campo do Gerês, no concelho de Terras de Bouro, acolher estas actividades que visam promover um melhor conhecimento deste parque.
Fonte: jornal "Terras do Homem" em 26-05-2010 (texto e foto
)

Miguel Guerreiro, vencedor de ‘Uma canção para ti’ dá concerto no Urbanu's Cybercafé

Miguel Guerreiro, vencedor do concurso ‘Uma canção para ti’, promovido pela TVI, estará, no próximo Domingo, pelas 17 horas, em Terras de Bouro, no ‘Urbanu's Cybercafé’, para a realização de um ‘mini-concerto’ que promete cativar a atenção dos fãs de um dos concursos mais populares dos últimos meses da televisão portuguesa.
Além do concerto, Miguel Guerreiro vai também dar uma sessão de autógrafos e uma pequena conferência de imprensa, onde apresentará o seu novo CD.
Fonte:"Terras do Homem
"

Miguel Guerreiro, grande vencedor de "Uma canção para Ti"

Miguel Guerreiro foi o grande vencedor da 1ª edição do programa musical da TVI, "Uma Canção para Ti", que teve a sua grande final na noite de passagem de ano no Campo Pequeno, em Lisboa.Com apenas 10 anos de idade, o pequeno rouxinol de Setúbal levou a melhor sobre os seus colegas de concurso e na grande noite conseguiu voltar a conquistar os votos do público que já o tinham eleito como favorito nas outras duas galas do programa."Uma Canção para Ti" estreou no dia 21 de Dezembro de 2009, com 12 concorrentes que disputavam a passagem à gala seguinte. Nesse mesmo dia, Jorge Leiria, Joana Silva e Francisca Coelho, três dos pequenos grandes cantores ficaram pelo caminho, passando para o programa seguinte só nove dos concorrentes. A dia 28 deu-se a segunda emissão do concurso apresentado por Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha e ai foi a vez de João do Carmo e Iolanda Costa deixaram o programa.Para a noite de passagem de ano eram 7 os pequenos magníficos que disputavam o primeiro lugar do programa que se revelou um sucesso junto do público. Beatriz Costa, Diana Oliveira, Rafael Bailão, Mariana Nascimento, Luís Caeiro e Miguel Silva foram os seis concorrentes que viram Miguel Guerreiro abraçar o primeiro lugar na preferência dos telespectadores que votaram em si.

Fonte: miguelguerreirorouxinol.blogspot.com

Parque transfronteiriço do Gerês/Xurês classificado como reserva da biosfera



O parque transfronteiriço do Gerês/Xurês foi classificado como uma reserva da biosfera. Os governos de Portugal e Espanha receberam no passado sábado, Dia Internacional da Biodiversidade, o respectivo diploma da UNESCO, numa cerimónia que decorreu em Ourense, Espanha.
No âmbito desta jornada, a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, reconheceu que, relativamente à legislação em vigor para travar a perda da biodiversidade, nomeadamente a diretiva Aves e a diretiva Habitats, "o que foi feito não foi suficiente".
"Os objetivos definidos a nível comunitário não foram atingidos em 2010. O que se tem estado a discutir em Bruxelas é estabelecer-se um sistema de objectivos quantitativos e de indicadores de avaliação. Em vez de como até aqui haver recomendações, haver obrigação de fazer demarcação de áreas e identificação de sítios, vamos adoptar métodos mais facilmente avaliáveis", sustentou a governante.
No que respeita a possíveis constrangimentos provocados pela crise económica, Dulce Pássaro afirmou que algumas iniciativas previstas serão comprometidas, mas essencialmente no que respeita à realização de alguns estudos.
"Relativamente a projectos candidatos a fundos comunitários, que têm que ter contrapartida nacional assegurada pela componente de investimento do Orçamento de Estado, nós aí não temos previsto alterar nada, consideramos prioritário o investimento", especificou.
Para Dulce Pássaro, a sensibilização da população em geral sobre as questões da biodiversidade é fundamental e um dos grandes desafios para o futuro e sobretudo para este ano.
"O grande desafio está nas questões da biodiversidade passarem para o discurso e para a área de preocupação dos cidadãos. Não podem ser geridas pela comunidade técnica. As pessoas têm que entender que ao preservar a biodiversidade estão a preservar um bem público e a preservação das espécies no futuro", disse ainda a governante.

Conservação "relegada para segundo plano"
A conservação da natureza é "relegada para segundo plano" quando é necessário definir prioridades face a outras áreas, como a construção de infraestruturas. As queixas são das associações ambientalistas.
A propósito do Dia Internacional da Biodiversidade, a presidente da Quercus, Susana Fonseca, disse à agência Lusa que "a conservação da natureza é sempre aquela área que é relegada para segundo plano". Aliás, "temos a sensação que a biodiversidade é o parente pobre do ambiente, embora não haja parentes riscos em termos ambientais", acrescentou.
Susana Fonseca referiu que "sempre que é construída uma infraestrutura, sempre que se quer alterar qualquer coisa e isso implica com a conservação da natureza, é rara a situação em que esta leva a melhor. É sempre considerado que há um superior interesse público".
A mesma ideia é partilhada pelo vice-presidente da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), Carlos Teixeira, ao defender que, "de uma forma geral, o objectivo de médio-longo prazo de conservar a biodiversidade não recebe a mesma prioridade que outros objectivos mais imediatos que têm a ver com o aumento da coesão territorial, através da construção de infra-estruturas rodoviárias", por exemplo.
A biodiversidade continua em declínio e não é fácil travá-lo devido à escassez de recursos e às dificuldades enfrentadas, por exemplo, "quando políticas de conservação colidem com políticas de obras públicas", frisou.
A União Europeia reconheceu que não iria cumprir a meta definida para 2010 de travar a perda da biodiversidade e adiou este objectivo.
Como salientou Susana Fonseca, "acabou por não ser possível afectar os recursos necessários para estudar o estado em que estão as espécies e os factores de pressão para perceber o que há que melhorar".
"Não há a integração de uma cultura de respeito e de reconhecimento da importância da biodiversidade. É muito difícil para as pessoas perceberem por que é importante" manter a biodiversidade, referiu também.
Assim, é necessário - defendeu - dar mais informação para que se perceba por que razão é preciso manter o equilíbrio ambiental. É que a biodiversidade é necessária, por exemplo, para ter água limpa, para poder ter ar mais limpo e para ter solo em condições de produzir o que é necessário para a sobrevivência do ser humano.
Carlos Teixeira fez questão de frisar: a biodiversidade "tem um alto valor estético, mas também é algo de que dependemos".
Manter a comunicação com todos é um ponto relevante, mas a presidente da Quercus defendeu que também seria "importante que as autoridades que é suposto salvaguardarem este bem comum o fizessem".
Dirigentes políticos e empresariais deviam ser capacitados para perceberem a importância da conservação da natureza e comunicarem às pessoas que a biodiversidade pode ser um factor de desenvolvimento sócio-económico, defendem as associações ambientalistas.
Fonte: Jornal "Terras do Homem", em 26 de Maio (texto e foto)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

VIII Encontro de Tocadores de Concertinas e Cantares ao Desafio

No ano passado, o engenheiro José Manuel Fernandes, ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e actual deputado no Parlamento Europeu, foi a grande estrela do VII Encontro de Tocadores de Concertinas e Cantares ao Desafio.
No domingo, com ou sem figuras ilustres como a do deputado europeu, esperamos um grande espectáculo que divirta, novamente, os terrabourenses.


Publico texto e foto da autarquia:

VIII Encontro de Tocadores de Concertinas e Cantares ao DesafioTal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, o Município de Terras de Bouro vai promover no próximo Domingo, dia 30 de Maio, o “VIII Encontro de Tocadores de Concertinas e Cantares ao Desafio”, actividade que, além de pretender estabelecer um ligação entre a própria comunidade terrabourense e tocadores visitantes, pretende-se dinamizadora da actividade cultural e social nortenha e de salutar convívio entre os participantes, sendo certo que, contribuirá para a preservação, divulgação e valorização desta tão peculiar forma de expressão musical. O evento, que terá o seu início pelas 15 horas e que será transmitido em directo pela Rádio Voz do Neiva, terá lugar na Praça de Espectáculos da Vila de Terras de Bouro, sendo as inscrições realizadas por todos aqueles que queiram participar e que serão certamente em número elevado no respectivo secretariado, disponível no local.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

No Café-Bar A Prensa, David Gonçalves apresentou primeiro álbum de originais

No Café-Bar A Prensa, em Souto – Terras de Bouro, David Gonçalves apresentou, no último sábado (dia 22 de Maio), o seu primeiro CD “Morto a Respirar”. Para este cantor/compositor terrabourense “o maior prémio na vida é viver o sonho” e, por isso, está grato a todos aqueles que o ajudaram a tornar o seu sonho realidade.
Compre o CD! Acredite que vale a pena! Tem qualidade!
Com “Morto a Respirar”, deixe-se embalar com a voz do David e com as suas lindas melodias!



Se quer vê-lo ao vivo, poderá fazê-lo no BOTEQUIM Bar, na sexta-feira, dia 28 de Maio.
Botequim Café Bar, Lda.
R. Igrª. Dume Braga, BRAGA, BRAGA 4700-000
p: 253627053 f: 253623866




Miguel Rodrigues, presidente do Terras de Bouro, garante continuidade de Dinis Rodrigues

Miguel Rodrigues, o Presidente da Associação Desportiva de Terras de Bouro, e todos nós acreditamos até ao fim deste campeonato de que era possível chegar à Divisão de Honra. Não perca a entrevista dada pelo presidente ao jornal “Desportivo Vale do Homem”.
Tínhamos três anos para subir
Os dirigentes de Terras de Bouro ainda acreditam, até ao último instante, na subida à Divisão de Honra da AF Braga. Mesmo assim, o previsível falhanço não coloca em causa o projecto de subida lançado no início do novo mandato de Miguel Rodrigues na presidência do clube: «Tínhamos três anos para subir. Ainda faltam dois». Contra ventos e marés, pequenas contrariedades, algumas desilusões e «certas forças estranhas», a AO Terras de Bouro mantém o rumo traçado.
O regresso ao escalão maior do futebol distrital está permanentemente presente, mas -mais uma vez – está mais distante.
«Ainda nada está decidido», refere Miguel Rodrigues. O presidente diz que «acreditar até ao último minuto. Se o Ninense empatar um dos dois jogos e nós ganharmos os dois, subimos. Bem sei que já não dependemos e nós, mas ainda acreditamos».
Fonte: “Desportivo Vale do Homem”
Em baixo pode ler a entrevista completa.

Grupo Cultural Desportivo Recreativo Rio Caldo quer ser uma referência no futsal

O futsal é uma modalidade recente no Grupo Cultural Desportivo Recreativo Rio Caldo, fundando há 33 anos. A ideia do projecto partiu do vice-presidente do clube e responsável pela coordenação do futsal, Carlos Grilo, que há três temporadas «com um grupo de amigos» decidiu avançar com um projecto ligado ao futebol.
«Esta terra nunca teve uma cultura desportiva permanente. Mas os pais estão a aderir muito bem a este projecto. Estamos a conseguir incutir essa cultura desportiva», relata o dirigente do GCDR Rio Caldo. Durante estes três anos o clube tem «crescido de uma forma sustentada» e, actualmente, conta com mais de 60 jogadores das freguesias de Rio Caldo, Vilar da Veiga, Valdozende e Ventosa (Vieira do Minho) distribuídos pelos escalões de pré-escolas, escolas, infantis e juvenis.



«Nos próximos três anos queremos ter todos os escalões. A nossa ideia passa por acompanhar o evoluir destes jovens desde as escolinhas até aos seniores, pois assim é que se promove a cultura desportiva», afirma Carlos Grilo, sublinhando que a principal preocupação dos dirigentes do clube é «formar homens para o futuro». No entanto, os resultados desportivos têm evoluído ao longo destes três anos. «O ano passado ficamos no último lugar na categoria de juvenis, mas esta época já conseguimos um sétimo lugar e estamos nas meias-finais da Taça onde vamos jogar com os Piratas de Creixomil. Isso demonstra que também no capítulo desportivo estamos no bom caminho», adiantou o vice-presidente do GCDR Rio Caldo. DESPORTO E EDUCAÇÃO DE MÃOS DADAS
Não há "baldas" no GCDR Rio Caldo. Quem não tiver boas notas fica no banco ou pode mesmo nem ser convocado para os jogos da sua equipa. «Um nosso atleta, no primeiro período, teve sete negativas e neste período não teve nenhuma. A mãe veio ter comigo e agradeceu-me. Isto é sintomático daquilo que queremos criar no nosso clube. Formar homens e atletas com responsabilidades. Ainda hoje quando chegaram entregaram as notas do último período», adiantou o responsável para equipa de iniciados, Aguiar Campos.
ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DE PARABÉNS
Os pais têm um papel fundamental no crescimento do GCDR Rio Caldo. Durante toda a temporada são eles que transportam os filhos para os treinos. Alguns deles chegam mesmo a percorrer muitos quilómetros para que os seus filhos estejam a tempo e horas no pavilhão da Escola de Rio Caldo. «Queria enaltecer o sacrifício dos pais. Temos um encarregado de educação que faz perto de 50 km para trazer o filho aos treinos. Isso é de louvar», disse Aguiar Campos.
Fonte: “Desportivo Vale do Homem” texto de António Valdemar

Dinis Rodrigues: “O Terras de Bouro tem boas condições e não falha com nada”

Dinis Rodrigues lembra o discurso por si usado na apresentação à equipa do Terras de Bouro. Em baixo pode ler o artigo completo publicado, em Maio, no jornal “Desportivo Vale do Homem”.

Vilarinho das Furnas, exposição do Grupo IF

Neste blogue, já escrevi que o Museu da Imagem inaugurou, no dia 21 de Maio, a exposição "Vilarinho das Furnas", da autoria do Grupo IF. Lembro que esta exposição estará aberta ao público até ao próximo dia 11 de Julho.
O Grupo IF (Ideia e Forma) surgiu em 1976 e é actualmente composto por: António Drumond, J. P. Sotto Mayor, Henrique Araújo e Manuel Magalhães.
"Vilarinho das Furnas" mostra o olhar único de cada um destes fotógrafos sobre a aldeia submersa pela barragem com o mesmo nome.
Vale a pena visitar!

Entretanto, deixo-vos com um texto de João Rosado Correia.




A consideração da ambiência e a interpretação da sua importância com o "habitat" de Vilarinho das Furnas, conduz a incidências sensoriais de dramaticidade, resultantes de juízos espaço -temporais.
Se no seu passado presente, Vilarinho era revalorização permanente, resultante de processos crítico-sociais-ambientais-históricos, hoje sob nova actividade crítica é abstracção.
Ali, olhando as ruínas em profundidade, não há nada ou quase nada da Alma das Gentes que para além foram destroçadas.
Mas, penetrando ao acaso na primeira casa que estava aberta. É a casa de um trabalhador braçal, igual a todas as outras. A cama, com mantas caseiras, está meia de feita. O escano encontra-se perpendicular à lareira, mesa posta, broa, chouriço e vinho, caldo de couves. Os móveis são raros. A gente é serrana. O Homem e a Mulher falam com desassombro e violência de coisas insignificantes, do tempo, dos animais e da vizinhança.
Anos passados, sentimo-nos unidos às pessoas, lugar e coisas, ali naquele lugar todos sabiam ler, mostravam os jornais de 1910, relatavam os factos, falavam as pessoas importantes.
Hoje, ali, olhando as ruínas em profundidade, não há nada da "comunidade" organizada. Do corno que chamava à vezeira ou à reunião.
Restam as ruínas que atestam toda a força duma arquitectura vernácula, verdadeira e original. Arquitectura simples, ligada intimamente a uma necessidade funcional e que na simplicidade de encarar os seus problemas, ou nas soluções que sempre soube encontrar, reflecte exemplos de vivência em comunidade.
Ali, os valores culturais, sociais e estéticos, opunham-se a u dinamismo de produção económica, apresentando-se como finalidades antagónicas, que se enfrentavam. O espaço (massa líquida) saiu organizado, em relação com a utilização económica conduzi à dispersão duma população, à destruição de um "habitat" e está influindo nas condições de uma flora, una e clima, como consequência das modificações de parâmetros que intervêm nas condições estéticas, culturais, geológicas e biogeográficas.
Assim:
VILARINHO -era revalorização permanente.
VILARINHO -é dramaticidade.
VILARINHO EM FUTURAS IMAGENS - é problema Global, a nível da totalidade da "Sociedade" e
de suas opções fundamentais.
Texto de João Rosado Correia

Jornal Desportivo Vale do Homem

Já vai no número três a edição do mensário Desportivo Vale do Homem. Este projecto apresenta uma qualidade gráfica e redactorial excelente. Publico a primeira página da publicação de 13 de Maio e recomendo, vivamente, a sua leitura e divulgação.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Percursos pedestres no Parque Nacional Peneda-Gerês: Código de conduta

Recomendações e boas práticas para o exercício de actividades
- Siga pelos trilhos e caminhos existentes;
- Respeite os valores naturais e culturais do Parque: não danifique a flora nem colha amostras de plantas, líquenes, cogumelos, rochas e minerais; não recolha nem perturbe a fauna;
- Não destrua o património cultural;
- Evite barulhos e atitudes que perturbem o meio que o rodeia;
- Respeite a sinalização existente e indicações dos funcionários do PNPG;
- Respeite a propriedade privada e o modo de vida dos residentes;
- Transporte consigo o seu lixo, até poder colocá-lo num contentor;
- Acampe apenas nos locais autorizados;
- Informe-se previamente dos locais e épocas em que poderá utilizar fogareiros; evite fumar na floresta e respeite a época em que é proibido fumar;
- As actividades de montanhismo na Área de Ambiente Natural exigem licença, que deve ser solicitada nas Portas e outros Centros de Informação do Parque;
- Comunique ao PNPG ou à GNR/SEPNA (linha SOS Ambiente: 808200520 ou www.gnr.pt) alguma infracção que presencie.

Cuidados:
Algumas das actividades na natureza, como é o caso do pedestrianismo ou montanhismo, envolvem diversos riscos. É por isso importante agir com consciência, sobretudo quando o território é desconhecido ou quando não se domina a actividade.
- Tenha sempre em consideração as previsões meteorológicas; evite actividades em dias em que se prevê a ocorrência de chuva, trovoadas e nevoeiros;
- Evite ir sozinho para a montanha, mas se o fizer informe alguém. Quando regressar, comunique-lhe que terminou a actividade;
- Utilize vestuário e calçado adequado e tenha presente que os imprevistos acontecem: previna-se com agasalhos, alimentos, água e um isqueiro. Leve também um telemóvel;
- Tenha em consideração que em alguns locais existem poços de antigas explorações mineiras, pelo que não deverá sair dos trilhos e caminhos existentes;
- Caso ocorra algum acidente contacte o serviço de emergência (112). Caso não seja possível o contacto telefónico, coloque a vítima em segurança e protegida do frio ou do sol e procure ajuda;- Caso se perca, e se tiver possibilidade de contacto telefónico, contacte o serviço de emergência (112). Mantenha a calma e seja o mais claro e preciso que puder nas indicações sobre o local onde se encontra;
- Em caso de mordedura de víbora – o que só acontece se forem directamente molestadas – deve manter-se calmo (a mordedura de víbora raramente é fatal) e evitar movimentações desnecessárias. Se a parte mordida for um membro, como é frequente, este deve ser imobilizado e deve ser limpa a parte mordida. Deverá deslocar-se ao hospital mais próximo e contactar o Centro de Informação Antivenenos (808250143).
Fonte: ADERE

Parque Nacional Peneda-Gerês: Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro

Tema da porta:
O Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro é um local privilegiado de informação ao visitante e de trabalho com escolas e outros grupos organizados. Para além de informação sobre os valores naturais e culturais do PNPG, pode ali recolher sugestões de itinerários e de percursos pedestres, bem como outra informação útil à organização da sua visita (alojamentos, empresas de animação ambiental e licenças necessárias).
As escolas têm a possibilidade de desenvolver diversas actividades de educação ambiental, que pretendem conciliar a divulgação dos valores do Parque com a aplicação prática de conhecimentos adquiridos na sala de aula.
Para além da recepção e da sala de exposições onde está patente a exposição ‘Dinâmicas da Biodiversidade’, o Centro dispõe de um auditório (onde pode assistir a um breve filme sobre o Parque), de uma biblioteca, uma sala multimédia e de uma sala de actividades de educação ambiental. No exterior, estão representadas as principais espécies da flora deste território, com destaque para as plantas aromáticas e medicinais (Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais
).

Localização: Vidoeiro - Caldas do Gerês - Terras de Bouro

Contactos: Telf.: + 351 253 390 110 / Fax: + 351 253 391 496
E-mail: pnpg@icnb.ptSite: http://www.icnb.pt/

Horário de funcionamento:
Dias úteis das 09.00-12.30h; 14.00-17.30h
Fonte: Foto e texto - ADERE

Parque Nacional Peneda-Gerês: Porta de Campo do Gerês

Tema da porta: História do território
A partir da Porta de Campo do Gerês podemos caminhar sobre a Geira (via romana) descobrindo os miliários até à Mata de Albergaria, a relíquia mais notável da floresta que outrora cobria o Noroeste de Portugal. Aqui, o Rio Homem forma lagoas cristalinas, intercaladas por cascatas idílicas que descem o vale glaciar. Se acordarmos cedo, talvez ouçamos um corço a marcar a sua presença. Partindo do Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, podemos subir à Pedra Bela e apreciar o vale do Gerês. Ou então caminhar na encosta oposta, pelo trilho da Preguiça ou pelo trilho da Cidade da Calcedónia. Há ainda actividades náuticas que podemos praticar na Albufeira da Caniçada.
Localização: Campo do Gerês - Terras de Bouro
Coordenadas - Long 8º11'49"W / Lat 41º44'58"N

Contactos:
Tel./Fax: + 351 253 351 888
E-mail: museu@cm-terrasdebouro.pt ou museudevilarinhodafurna@gmail.com
Site: www.cm-terrasdebouro.pt

Horário de funcionamento:
- Inverno (19 de Setembro a 15 de Junho): Terça-feira a Domingo, das 10.00-12.30h; 14.00-17.00h
- Verão: Terça-feira a Domingo, das 10.00-19.00h
- Fins-de-semana e feriados: das 10.00- 17.30h sem interrupção para almoço.
Fonte: Foto e texto - ADERE

Parque Nacional Peneda-Gerês: Porta do Lindoso

Tema da porta: Água e geologia
Outrora um ponto de defesa, o Castelo do Lindoso é hoje uma porta de boas-vindas ao Parque Nacional. Por cima da muralha apreciamos os espigueiros do Lindoso. Olhamos para a Serra Amarela, que os matos de tojo e urze pintam de amarelo e roxo durante o Verão, procurando o carvalhal da Mata do Cabril. Mais abaixo, o vale do Lima está marcado pelas barragens hidroeléctricas que, apesar de essenciais para a produção energética nacional, deixam saudades de um rio selvagem e livre. Mesmo assim, ainda podemos encontrar uma lontra à procura de peixe no Rio Lima ou um tritão-marmorado num dos afluentes. Partimos para os trilhos à procura dos Moinhos de Parada e do Megalitismo de Britelo. Ou então descemos à Albufeira do Alto Lindoso para praticar canoagem.

Localização: Lindoso - Ponte da Barca Coordenadas - Long 8º11'57"W / Lat 41º52'01"N
Fonte: Foto e texto - ADERE

Parque Nacional Peneda-Gerês: Porta de Lamas de Mouro

Tema da porta: Ordenamento do território
A partir da Porta de Lamas de Mouro podemos ficar a conhecer os carvalhais da Serra da Peneda ou as turfeiras do Planalto de Castro Laboreiro. Com sorte cruzamo-nos com um lobo ou deparamo-nos com um esquilo no bosque que rodeia a Porta. Seguindo o Rio Mouro à procura dos lagartos-de-água, podemos pisar o solo turfoso dos vidoeiros e descansar à sombra de um pinheiro-silvestre. É também o ponto de partida para o Castelo de Castro Laboreiro e caminhos medievais como o trilho da Peneda e o trilho Castrejo, que ligavam as brandas (aldeias de Verão) às inverneiras (aldeias de Inverno). Podemos viajar ainda mais para trás no tempo e visitar as mamoas do Planalto de Castro Laboreiro, olhando para as fragas graníticas que marcam a cumeada da Serra da Peneda.


Localização: Lamas de Mouro, Porto Ribeiro
MELGAÇO
Coordenadas - Long 8º11'45"W / Lat 42º02'19"N

Contactos:
Tel.: + 351 251 465 010
Fax: + 351 251 465 014
E-mail: portadelamas@cm-melgaco.pt
Site: www.cm-melgaco.pt

Horário de funcionamento:
- Horário de Inverno: Segunda a Domingo, 10.00-12.30h; 14.00-17.00h
- Horário de Verão: Segunda a Domingo, 10.00-12.30h; 14.00-19.00h
Fonte: Fotos e texto - ADERE

Parque Nacional Peneda-Gerês: Porta de Montalegre

Tema da porta: Paisagem
Entrando por Paradela apreciamos os picos da Serra do Gerês reflectidos na albufeira de Paradela. Descansamos à sombra do bosque que rodeia a Porta de Paradela. Visitamos os Fojos de Fafião e da Portela da Fairra e apreciamos os carvalhos monumentais no centro de Pincães. Partindo na direcção oposta, encontramos em Paredes do Rio o pisão e os moinhos-de-água, onde apreciamos a forma como os antigos utilizavam a força da água. Seguimos para o Planalto da Mourela à procura das aldeias comunitárias de Pitões das Júnias (a aldeia mais alta de Portugal) e de Tourém. Seguimos o trilho de Pitões das Júnias encontrando um mosteiro escondido no vale. Podemos ainda encontrar o lírio-do-gerês, a víbora-de-seoane e algumas das turfeiras mais notáveis do Parque.

Localização: Av.ª D. Nuno Álvares Pereira
Edifício Multiusos, 445
MONTALEGRE
Contactos:
Telf.: + 351 276 518 320/1
Fax: + 351 276 518 322
Horário de funcionamento:
Dias úteis das 09.00-12.30h; 14.00-17.30h
Fonte: Foto e texto - ADERE

Parque Nacional Peneda-Gerês: Porta do Mezio

Tema da porta: Conservação da Natureza
A mata do Mezio é o anfiteatro que acolhe o visitante à Porta do Mezio. Logo à entrada deparamos com uma anta e o local é convidativo para merendar à sombra dos camaciperes ou dos vidoeiros. Mas podemos também partir à descoberta da aldeia do Soajo ou dos domos graníticos da Serra da Peneda. Subimos o trilho Pertinho do Céu ao encontro das cascatas do Rio Pomba ou percorremos o trilho das Brandas à procura dos peregrinos ao Santuário da Senhora da Peneda. Olhando para o céu procuramos a águia-real que habita na Mata do Ramiscal, Área de Ambiente Natural, cuja visita exige autorização. Encontramos no Ramiscal os azevinhos de maior dimensão de todo o Parque, bem como corgas íngremes onde os carvalhos sobrevivem a um regime de fogos demasiado frequentes.
Localização: Mezio - Arcos de Valdevez
Coordenadas - Long 8º18'48"W / Lat 41º53'05"N
Fonte: Fotos e texto - ADERE