quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Associação Lírio do Gerês compete no Campeonato de Futebol do Inatel de Braga

Postamos texto de José Guimarães Antunes publicado na edição de 20 de Janeiro de 2011 do jornal “Desportivo Vale do Homem”.
A Associação Lírio do Gerês foi constituída em Vilar da Veiga, no início dos anos 90, assumindo-se como uma associação recreativa, cultural, desportiva e ecológica. O nome Lírio do Gerês advém de uma das plantas mais belas e raras da Península Ibérica, o lírio que é exclusivo do Gerês.
Para se falar da história desta associação, tem de se fazer referência, necessariamente, ao geresiano Luís dos Anjos Teixeira cujo trajecto e trabalho realizado em prol desta colectividade é reconhecido pelos associados.
Dos muitos que trabalham, actualmente, por “carolice” para o bem desta colectividade, destacam-se, sem tirar o mérito a ninguém, Miguel Teixeira (presidente), Nuno Sousa (vice-presidente) e Tiago Martins (vogal da direcção). Estes são os principais “carolas” desta associação, mas toda a gente ajuda quando faz falta.
Valter Capela é um jovem geresiano de 24 anos, habilitado com o curso de treinador nível I UEFA Basic e treina a equipa de futebol de 11 que participa no Campeonato do Inatel de Braga.

Desportivo Vale do Homem: Como surgiu a ideia de participar no Campeonato de Futebol do Inatel?
Valter: Surgiu numa conversa entre amigos. Depois, foi só reunir as pessoas capazes de levar a ideia a bom porto e abrir as portas a toda a gente, de forma a podermos tornar mais forte este nosso projecto.
DVH: Faça-nos o ponto de situação desta vossa participação?
Valter: A competição do Inatel de Braga é, este ano, composta por duas provas. A Taça Manuel Pereira, que já terminou, onde ficámos em 7º lugar, com 6 pontos. Agora preparamo-nos para começar a Taça Fundação Inatel, que se iniciou no passado dia 18 de Dezembro.
A primeira competição funcionou como se fosse a nossa pré-época. Foi o tempo do treinador conhecer os jogadores e os jogadores conhecerem as ideias do treinador. A equipa está cada vez mais forte, tacticamente e fisicamente. Na Taça Fundação Inatel queremos, por um lado, provar (se é que ainda não provámos) que não somos apenas um grupo de amigos que dão uns pontapés na bola. Por outro lado, já conhecemos os nossos futuros adversários e acreditamos que podemos ganhar em qualquer campo. Jogar bem será sempre o nosso objectivo.
“Temos um bom relacionamento com o Gerês”
DVH:
As despesas são, certamente, elevadas. Como conseguem apoios?
Valter: As despesas são de vária ordem, nomeadamente a organização dos jogos, transportes ou manutenção do nosso espaço. As inscrições dos jogadores têm sido suportadas pelos próprios e temos garantido alguns patrocínios de empresários locais que têm sido realmente a nossa grande sustentação. Vamos conseguindo apoios também da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e dos hoteleiros locais.
DVH: O vosso plantel é todo de Vilar da Veiga?
Valter: A nossa equipa é composta principalmente por jogadores de Vilar da Veiga, sendo 85% dos jogadores da freguesia, mas contámos com atletas de freguesias vizinhas como Rio Caldo e Ventosa.
DVH: É um plantel equilibrado?
Valter: Sim. Temos ainda maiores facilidades dado que temos alguns jogadores capazes de interpretar mais do que uma posição.

DVH: Quais são os pontos fortes e os menos fortes da equipa?
Valter: Os pontos fortes são, acima de tudo, a nossa união e a vontade de fazer coisas bonitas. Somos uma equipa forte tecnicamente e que podemos fazer golos a qualquer equipa. Misturamos muita experiência com juventude e só poderemos crescer a partir daí. As nossas maiores dificuldades prendem-se com o arranque tardio da nossa preparação, dado que os nossos treinos apenas iniciaram umas semanas antes da entrada em competição.
DVH: Não receiam que alguns dos vossos jogadores “fujam” para o Grupo Desportivo do Gerês?
Valter: Temos consciência disso. A equipa tem jogadores mais do que capazes para poderem alcançar outros voos, sejam eles o Grupo Desportivo do Gerês ou outros clubes de grandeza semelhante. Pela nossa parte, ficaríamos extremamente satisfeitos de fossemos a rampa de lançamento para esses jogadores. Acreditamos que o nosso projecto se fortalecerá e novos jogadores aparecerão anualmente.
DVH: Como é a relação com o Grupo Desportivo do Gerês?
Valter: Temos, obviamente, de agradecer ao Grupo Desportivo do Gerês a cedência do campo da Pereira. O nosso grupo é constituído por antigos atletas do G. D. Gerês e somos sócios e adeptos do clube. Nunca pretendemos ser um foco destabilizador, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar. À medida que o nosso projecto vai crescendo, acreditamos que esta relação se tornará ainda mais forte e cooperante.

Associação com programa eclético
“Já vencemos um torneio em Andorra”

DVH: Qual o histórico desportivo da Associação?
Valter: As nossas participações em torneios não têm apenas como objectivo a conquista de troféus, acima de tudo gostamos de participar e de conviver. De qualquer forma, temos participações de mérito em torneios locais e, além disso, também já vencemos um torneio internacional, realizado em Andorra, para o qual fomos convidados por geresianos que por lá vivem. De referir que em muitos torneios temos arrecadado troféus individuais, o que comprova a qualidade dos nossos jogadores.
DVH: Como avalia o Torneio Concelhio de Futebol de 5?
Valter: Vencemos pela primeira vez esta última edição do Torneio Concelhio de Futebol de 5, apesar de já termos disputado algumas finais. É um torneio que fomenta o intercâmbio entre todas as partes do concelho e que já tem tradição. Tem, felizmente, evoluído em todas as vertentes e é cada vez mais um torneio de referência. Julgo que, para a quantidade de praticantes que há no concelho, a realização de apenas um torneio por ano é limitado. Talvez as associações, em conjunto, devessem ter um papel mais activo neste âmbito.
DVH: Que projectos têm em forja para o futuro?
Valter: Com a entrada da actual direcção, temos no nosso histórico actividades tão díspares como a festa de Carnaval, o dia da árvore ou o dia da criança, para além das constantes participações em torneios desportivos locais. Para além disso, e julgo ser a nossa maior actividade, realizámos todos os anos, em Maio, a festa da subida da Vezeira (em conjunto com os hoteleiros locais) e que já é uma festa de referência concelhia.
Desportivo Vale do Homem, em 20-01-2011

Sem comentários: