segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

«Comunicar em segurança» em Amares e Terras de Bouro

Comunicar em Segurança é uma prevenção que teremos de fazer educando/formando as nossas crianças para que elas não corram os riscos que espreitam no ciberespaço. Postamos texto publicado hoje no jornal Correio do Minho.
GNR leva às escolas «segurança na Internet»

Saber quais as informações que podem ser dadas nas redes sociais como o ‘Facebook’ ou o ‘Hi5’ e o que fazer com as fotografias pessoais ou dos amigos são dois tópicos para aprender “a comunicar em segurança” e fazem parte da ‘matéria’ que os militares do Núcleo da Escola Segura (NES) do Destacamento Territorial (DTER) da GNR da Póvoa de Lanhoso têm ensinado em várias escolas da sua área de intervenção.
As acções de sensibilização são fruto de uma parceria entre a GNR - preocupada com a segurança das pessoas - e a Portugal Telecom (PT) - empenhada na segurança on-line.

Isto porque a utilização das novas tecnologias por crianças e jovens tem levantado questões sérias e complexas tanto a nível social como educacional.
No fundo, trata-se de saber como proteger as crianças e jovens dos novos perigos sem impedir o acesso a uma ferramenta fundamental na sociedade actual.
O alvo são os alunos do 1.º e 2.º ciclos e o objectivo é ajudá-los a prevenir e a reagir contra os riscos on-line a que estão sujeitos quando se ligam à Internet ou falam ao telemóvel.
Cada sessão de sensibilização atende à especificidade das necessidades pedagógicas
de cada grupo-alvo.
A ideia é que os conteúdos sejam transmitidos de forma lúdica e envolvendo a comunidade educativa, ou seja, alunos, professores e militares da Escola Segura.
O que fazer quando se recebe toques ou e-mails anónimos?
Questões tão simples como o cuidado a ter como alguns e-mails; o que fazer com as fotografias pessoais e dos amigos; comprar toques de telemóvel; o que fazer quando se recebe um telefonema anónimo, toques ou e-mails; como definir uma password segura e temas como o ‘cyberbullying’ cabem nas acções de sensibilização que o Núcleo da Escola Segura da GNR da Póvoa de Lanhoso já levou pelo menos quatro escolas do concelho de Amares.
Comunicar em segurança em Amares e Terras de Bouro
A próxima sessão de “Comunicar em segurança - segurança na Internet” decorre, no dia 8 de Fevereiro, na EB1 da Torre, em Amares.
Para o mês de Fevereiro, estão já agendadas acções na EB1 do Eirado; EB1 de Caires; EB1 de Caldelas; Eb1 de Figueiredo e de EB1 de Goães, todas no concelho de Amares, mas também na EB1 de Vilar da Veiga e EB1 de Rio Caldo, em Terras de Bouro.
Fonte: Correio do Minho, em 31-01-2011

Sem comentários: