segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Derrama nas barragens nos concelhos produtores

Por ocasião da inauguração do novo parque eólico de Montalegre, em 21 de Janeiro passado, e em resposta ao apelo feito nesse sentido pelo presidente do Município local, o Primeiro Ministro, José Sócrates, prometeu que a EDP passará a pagar derrama nos concelhos produtores e não onde tem a sede.
Dirigindo-se ao autarca de Montalegre, José Sócrates diria: "Tem toda a razão. Nós vamos fazer isso. Não é possível manter a situação de ter barragens nos concelhos que depois pagam os impostos em Lisboa. A EDP já tem uma proposta e nós concordamos com ela. O que vamos fazer é que essas empresas paguem a derrama onde operam as suas barragens. Isso é absolutamente justo"- o que lhe mereceu fortes aplausos da parte dos autarcas lá presentes.

De referir que, a concretizar-se tal promessa, estima-se que o concelho de Terras de Bouro, com a barragem de Vilarinho da Furna e parte da barragem da Caniçada, possa passar a receber a derrama de 300 mil anuais, valor presumivelmente superior para Vieira do Minho, ainda não quantificado, já que, além de parte das barragens da Venda Nova e da Caniçada, dispõe ainda das barragens de Salamonde e Ermal, bem como da Venda Nova 3 e Salamonde 2, ambas ainda em construção e subterrâneas.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-02-2011

1 comentário:

Observador atento disse...

Espero que não passe de mais uma promessa do nosso primeiro-ministro que há muito vem dizendo isto aos autarcas e que consiga vencer a oposição do seu camarada e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.