domingo, 20 de fevereiro de 2011

Eurodeputado desafia a aproveitar projectos

José Manuel Fernandes desafiou a AAUM — Associação Académica da Universidade do Minho AAUM a apresentar propostas que possam ajudar a União Europeia e os estados-membros a atingir os objectivos arrojados da estratégia UE 2020. O eurodeputado desafiou ainda a academia minhota a ter um papel activo no aproveitamento do projecto-piloto ‘O teu primeiro emprego EURES’,
O político minhoto quer ver reforçadas as verbas destinadas a programas de apoio à juventude e à promoção do emprego dos jovens. Disso mesmo deu conta, em Braga, num encontro com a Direcção da AAUM.
Face à escalada do desemprego, com particular incidência entre os jovens, o eurodeputado do PSD considera que “cabe também aos jovens assumir um papel activo para provocar medidas e acções políticas, nomeadamente ao nível da valorização da formação e da dinamização do mercado de trabalho”.
O eurodeputado revelou que esta semana, na comissão do Parlamento Europeu que está a trabalhar nas novas perspectivas financeiras da União Europeia, chamou a atenção do Comissário Europeu para o emprego, assuntos sociais e inclusão, o checo Lászlo Andor, para a necessidade de reforçar as atenções para a juventude, designadamente ao nível do Fundo Social Europeu (FSE).

“São praticamente nulas ou muito reduzidas as referências as verbas destinadas às políticas de juventude no Fundo Social Europeu, que deveria dar sustentação a uma intervenção prioritária para a juventude no âmbito dos objectivos a atingir até 2020”, defendeu José Manuel Fernandes.
Entre os objectivos da Estratégia UE 2020, 75% da população com 20 a 64 anos deve e estar empregada, a taxa de abandono escolar deve ser inferior a 10% e 40% das novas gerações devem dispor de diploma de ensino superior.
“O problema é que Portugal tem apenas 21,1% de jovens com 30-34 anos com um diploma de ensino superior, quando a média da UE é de 32,3%. No que toca ao abandono escolar, estamos nos 31,2% e só Malta é pior que nós”, denunciou o eurodeputado social-democrata, fundamentando que “o Fundo Social Europeu deve ser mais direccionado para apoio à juventude, ao contrário do que tem acontecido”.
Para corrigir a actual situação dramática dos jovens em Portugal e também na Europa, José Manuel Fernandes mostrou-se confiante que a AAUM poderá dar um forte contributo através de propostas que poderão sair de iniciativas como a ‘Europa Viva’, que fez questão de enaltecer, pela capacidade de mobilizar jovens de toda a Europeia num projecto de trabalho arrojado, de grande abrangência e actualidade.
O presidente da AAUM, Luís Rodrigues, manifestou a aposta em assegurar que do ‘Europa Viva’ possa sair, no final, um documento que possa produzir resultados ao nível da definição de políticas nacionais e europeias para melhorar a qualificação dos jovens, a sua mobilidade e a empregabilidade no seio da Europa.
José Manuel Fernandes aproveitou ainda a ocasião para desafiar a academia minhota a ter um papel activo para o aproveitamento do projecto-piloto ‘O teu primeiro emprego EURES’, que resultou de proposta do eurodeputado minhoto no Parlamento Europeu e que está em concretização este ano, com uma dotação orçamental de quatro milhões de euros.
Fonte: Correio do Minho, em 20-02-2011

Sem comentários: