domingo, 20 de fevereiro de 2011

«Os dois primeiros ainda vão perder muitos pontos»

Postamos texto de António Valdemar publicado no jornal Desportivo Vale do Homem.
Depois de vários anos a pisar os palcos do futebol nacional, Xavier decidiu rumar à Divisão de Honra da AF Braga. No primeiro ano, representou o Porto d'Ave e esta época não resistiu ao convite do treinador, Dinis Rodrigues, que o convenceu a vestir a camisola dos terrabourenses. O experiente médio, eleito o «Jogador do Mês de Janeiro», da equipa do Terras de Bouro, mostrou-se agradado com a qualidade de futebol praticado nesta divisão e acredita que a curto/médio prazo o Terras de Bouro pode lutar pela subida aos nacionais. «No meu ponto de vista, primeiro o clube devia ganhar estabilidade na Honra e, depois, pensar noutros voos», sublinhou o jogador, de 34 anos, que quando terminar a carreira pretende ficar ligado ao futebol de formação.

DVH: Que análise faz ao campeonato da Divisão de Honra?
Xavier: É um campeonato com muita qualidade, competitivo e com grandes jogadores. Considero que este ano ainda está mais equilibrado, com as equipas do fundo da tabela a criarem sempre grandes dificuldades aos clubes do topo e nós já sentimos isso na pele em alguns jogos. No entanto, alguns campos não têm as condições desejadas para um campeonato como este. As vistorias que são feitas, antes do campeonato, em relação às medidas dos campos também deviam contemplar outros aspectos, como os balneários e os acessos aos campos. Acho que é um dos pontos que os responsáveis da AF Braga têm de rever.
DVH: A época está a decorrer dentro das vossas expectativas?
Xavier: Para uma equipa que subiu esta época e com um plantei composto por 14 novos jogadores, considero que estamos a fazer uma boa temporada. No entanto, acho que podíamos estar dois lugares acima na tabela classificativa. Temos um bom plantei, mas não muito extenso, sem muitas soluções. Se quisermos andar nos primeiros lugares temos de vencer estes dois jogos (Martim e Marinhas). Temos de dar uma "sapatada" nesta fase menos boa.
DVH: Considera que a luta pela subida vai resumir-se ao Marinhas e Vilaverdense FC?
Xavier: É verdade que essas equipas já têm uma diferença considerável sobre o terceiro classificado. No entanto, a diferença do quinto lugar para alinha de água é de apenas seis pontos. Por isso, todos os clubes vão querer ganhar pontos para ficarem na Honra.
Acredito que os dois primeiros classificados ainda vão perder muitos pontos e a luta pela subida pode ganhar um novo ânimo.
DVH: Na sua opinião quais as melhores equipas do campeonato?
Xavier: O Marinhas está na frente do campeonato e com todo o mérito, pois tem uma grande equipa. O Vilaverdense não tem um colectivo tão forte como o Marinhas, mas tem valores individuais que podem fazer a diferença. Depois, existem mais quatro ou cinco equipas que também se destacam, como é o caso da nossa.
DVH: Quando abandonar a carreira de jogador, espera ficar ligado ao futebol?
Xavier: Tenho 34 anos e sei bem que estou na recta final da minha carreira. Continuo a sentir-me bem, mas quando chegar a altura certa de abandonar saio, porque sei que ninguém é eterno. Agora não sei se vai ser para ano. Quando deixar de jogar, vou continuar ligado ao futebol mas, em princípio, será na formação.
Fonte: Jornal Desportivo Vale do Homem, em 17-02-2011

Sem comentários: