sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"Plano de Ordenamento põe em causa a viabilidade do Parque Nacional da Peneda Gerês", diz Rita Calvário do Bloco de Esquerda

A deputada do BE, Rita Calvário, considera que o Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda Gerês apresenta um "conjunto de restrições e de condicionantes, sem qualquer justificação do ponto de vista ambiental" e onde está "ausente qualquer perspectiva de desenvolvimento das economias locais a favor das suas populações".
Depois de uma deslocação ao Parque, a deputada do BE solicitou a audição parlamentar do Secretário do Estado do Ambiente, do Director das Áreas Classificadas do Norte, dos presidentes das Câmaras da área do PNPG e dos representantes do Movimento Peneda Gerês com Gente, num requerimento dirigido ao presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente.

Para além de questionar o excesso de restrições, de pedidos de autorização, de pareceres, e de cobrança das respectivas taxas, Rita Calvário afirma não compreender a nova definição de "residente" que "exclui do acesso a Parque os seus naturais e de muitas pessoas que aí têm terrenos e desenvolvem actividades".
A deputada do Bloco considera que, com este Plano, "se perdeu uma oportunidade para o Parque se conciliar com as populações". E vai mais longe ao afirmar que "sem sustentabilidade social, este Plano está a condenar ao fracasso a viabilidade do próprio Parque, o único classificado de Nacional em todo o País.
Para além de um encontro com o presidente da Câmara de Terras de Bouro, a deputada reuniu com representantes do Movimento Peneda Gerês com Gente e confirmou o sentimento de descontentamento e de dupla penalização por parte das populações, pois para além de verem as suas actividades condicionadas não beneficiam de nenhum tipo de contrapartidas.
Fonte: maisactual.pt, em 25-02-2011

Sem comentários: