segunda-feira, 21 de março de 2011

GEFCO, Quercus e ICNB plantam 1500 árvores na Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, considerado uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, recebeu 1500 novas árvores, de forma a compensar os estragos provocados por incêndios naquela zona.
A GEFCO, a Quercus e o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB)/Parque Nacional da Peneda-Gerês associaram-se para plantar 1500 Quercus robur (Carvalho-alvarinho) no Parque Nacional da Peneda-Gerês, assegurando a respectiva manutenção durante cinco anos.
“Depois de um Verão marcado por vários incêndios, sentimos que tínhamos que tomar a iniciativa de ajudar a reflorestar uma das zonas mais bonitas do país”, explicou Fernando Reis Pinto, director geral da GEFCO Portugal, acrescentando: “O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi considerado uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e a GEFCO está empenhada em voltar a pintar de verde esta zona”.
A plantação teve lugar no dia 29 de Janeiro e inseriu-se no compromisso ambiental da GEFCO de compensar a sua pegada ecológica. Esta iniciativa dá início a uma parceria entre a GEFCO e a Quercus, que prevê a realização de acções de florestação e adensamento em áreas do território nacional a necessitar de intervenção.

Esta acção integra o programa “Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade” da Quercus, que visa criar e cuidar de bosques de espécies autóctones (árvores e arbustos da flora portuguesa) e, no decurso da sua execução, todas as acções serão planeadas e acompanhadas por técnicos florestais, respeitando os instrumentos de gestão territorial.
A escolha dos locais, das espécies e das técnicas de plantação será feita de forma a estimular a diversificação biológica, a conservação dos solos e o papel de regularização do ciclo hídrico, bem como contribuir para a redução do risco de incêndio no futuro.

Os exemplos de tipos de bosques a intervir incluem carvalhais de Carvalho-alvarinho (Quercus robur), de Carvalho-negral (Quercus pyrenaica), de Carvalho-português (Quercus faginea), carvalhais mistos, sobreirais (Quercus suber) e azinhais (Quercus rotundifolia), bosques reliquiais de Carvalho-de-Monchique (Quercus canariensis), bosquetes de Loureiro (Laurus nobilis), bosques paludosos ou aluvionares com Amieiro (Alnus glutinosa) e outras espécies ripícolas, bosques de Teixo (Taxus baccata) e Azevinho (Ilex aquifolium).
Fonte: http://www.lusomotores.com, em 21-03-2011

Sem comentários: